8 podcasts sobre educação para acompanhar em 2021 - PORVIR
Crédito: Stas Knop/Pexels

Inovações em Educação

8 podcasts sobre educação para acompanhar em 2021

Aqui listamos produções do Porvir e de outros sites. Também deixamos o convite para que você nos indique outros podcasts que merecem ser conhecidos

por Redação ilustração relógio 10 de fevereiro de 2021

Não há dúvidas que os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Segundo um levantamento da plataforma Spotify, o número de novos programas cresceu cerca de 240% em 2020. Nesse cenário de ascensão, também começam a ganhar destaque as produções sobre educação.

Para quem deseja ficar por dentro dos principais debates educacionais, o Porvir fez uma seleção de oito podcasts que você pode acompanhar neste ano. Clique nos títulos para ouvir:

Porvir/CIEB
Produzido pelo Porvir em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o podcast traz tendências e debates sobre tecnologia na educação. Entre os programas, já foram abordados temas como aquisição de tecnologia para redes e escolas, ensino híbrido, formação inicial de professores, LGPD na Educação, Currículo para Educação Profissional e Técnica, entre outros.

Projete-se | Projetos de Vida na escola
Em cinco episódios, o podcast realizado pelo Porvir, em parceria com o Instituto iungo, aborda o desenvolvimento integral dos jovens e o trabalho com projetos de vida pelos educadores nas escolas. Entre os programas, são discutidos temas como adolescência e juventudes, emoções e autocuidado, relações com a família e comunidade, trajetória acadêmica e mundo do trabalho.

Educando para Transformar
A série lançada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Estúdio Folha, da Folha de S. Paulo, traz seis episódios que discutem a parceria entre pais e educadores, a profissão professor, a relação com os alunos, o protagonismo jovem, poder da educação na transformação de vidas e o voluntariado.

Educa Podcast
Apresentado por Adriana de Barros, com direção técnica de André Gibeli e roteiro e produção geral de Ricardo Berlitz, o podcast reúne semanalmente músicos e educadores para falar sobre os principais temas da educação brasileira e mundial. Entre os convidados, estão participantes como Janine Rodrigues, Miguel Thompson, Alexandre Le Voci Sayad, Claudia Costin, João Marcelo Bôscoli, Lecy Brandão e Supla.

Folha na Sala
Produzido pela Folha de S. Paulo em parceria com o Itaú Social, o podcast é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro, com a coordenação de Fábio Takahashi e Magê Flores. O programa traz notícias e análises sobre educação, além de contar histórias de professores e salas de aula espalhadas pelo Brasil.

Papo de Educador
Apresentado por Damione Damito, o podcast é feito por professores e para professores com o propósito de divulgar novas ideias, teorias e boas práticas em educação. Entre os temas abordados, estão tópicos variados, como ensino híbrido, volta às aulas, formação de professores, aprendizagem criativa e educação baseada em projetos.

PodAprender
Produzido pela Editora Aprende Brasil, o podcast debate temas importantes para a Educação Básica brasileira. Entre os assuntos de destaque, estão tópicos como engajamento familiar, educação ambiental, criatividade, saúde mental, educação financeira, inclusão, entre outros.

Sala de Professor
Comandando por Fabiana Paixão e Walisson Ferreira, o podcast tem a proposta de conversar sobre educação de forma leve e descontraída. Além de falar sobre os impactos da pandemia na educação, o programa também trata de temas como metodologias ativas, ensino híbrido, gamificação, pedagogia Waldorf, indústria 4.0, diversidade e inclusão e muito mais.

Você também escuta ou produz um podcast de educação? Indique para o Porvir aqui.

Para seu plano de aula: Já pensou no podcast como recurso educacional?


TAGS

podcast

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x