5 filmes sobre matemática para levar à sala de aula - PORVIR
Crédito: sergeka / Fotolia.com

Inovações em Educação

5 filmes sobre matemática para levar à sala de aula

Conheça histórias baseadas em fatos reias, biografias e casos em que a matemática mudou o mundo

por Ruam Oliveira ilustração relógio 6 de maio de 2022

Os filmes podem ser ferramentas excelentes para apoiar a prática docente na hora de ensinar determinados conteúdos. Além disso, eles podem causar reações de empatia e identificação com os personagens. Algumas histórias são baseadas na vida real, e mostram biografias ou casos em que a matemática desempenhou papel fundamental para o desenrolar da história. Confira a nossa seleção:

O homem que viu o infinito, 2015 

Traz a história do matemático indiano Srinivasa Ramanujan, um autodidata que tinha dificuldades em ingressar na universidade. Isso porque ele era obcecado pelo estudo da matemática. Aos 25 anos, conhece o professor Hardy, que acredita no jovem e faz de tudo para que ele vá estudar em Cambridge, onde passam a trabalhar com afinco pelo reconhecimento das ideias inovadoras do jovem. 

Disponível no HBO Max

O preço do desafio, 1988

O professor Jaime Escalante tem certeza do potencial de seus estudantes. Usando abordagens diferentes, ele incentiva os alunos a se desenvolver na matemática, fazendo com que se afastem das gangues e também se preparem para realizar o Exame Nacional de Cálculos Avançados. 

Disponível para alugar no YouTube

Estrelas além do tempo, 2016

O período é a corrida espacial. Estados Unidos e Rússia vivem o momento decisivo para saber qual das duas nações finalmente vai decolar em direção ao espaço. Um grupo de mulheres afroamericanas se mostrou essencial na busca por desvendar os cálculos e equações que tornaram possível a vitória norte-americana nesta corrida. 

Disponível no Disney+

Gênio indomável, 1997

Este já pode ser considerado um clássico. Conta a história de Will Hunting, um jovem brilhante na matemática que trabalha como faxineiro em uma universidade. Mas ele enfrenta diversos problemas de saúde mental e precisa de apoio para conseguir superá-los.

Disponível no HBO Max e no Prime Vídeo

Uma mente brilhante, 2001

Outro clássico que aborda a matemática, este filme é baseado na vida de John Forbes Nash Jr., matemático  que trabalhou com a teoria dos jogos e geometria diferencial, entre outros conceitos, e se tornou reconhecido na área. Em 1994, o matemático compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel com Reinhard Selten e John Harsanyi.

Disponível para alugar no YouTube e no HBO Max

Bônus

O curta-metragem “Donald no país da matemática” traz um dos patos mais famosos do mundo adentrando um universo cheio de números, raízes quadradas e elementos matemáticos diversos, com alusão a outro clássico infantil: “Alice no país das maravilhas”.

Disponível no YouTube


TAGS

cinema

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x