Abertas as inscrições para o 2º Prêmio Territórios Educativos - PORVIR
Crédito: soleg/Fotolia.com

Inovações em Educação

Abertas as inscrições para o 2º Prêmio Territórios Educativos

Iniciativa vai premiar professores da rede municipal de São Paulo que se unem à comunidade para levar a aprendizagem ao espaço urbano

por Redação ilustração relógio 6 de junho de 2017

Professores da rede municipal de São Paulo que realizam projetos para expandir os espaços de aprendizagem para além da escola têm até o próximo dia  7 de agosto para se inscrever no Prêmio Territórios Educativos, uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Estácio.

O Prêmio busca identificar 10 experiências que combinem os saberes escolares e comunitários, somando esforços das famílias dos alunos, moradores, agentes locais e artistas da comunidade nos mais diversos espaços físicos do entorno da escola para cumprir seus objetivos pedagógicos, e que envolvam, além das disciplinas curriculares, o campo da cultura.

Os projetos serão avaliados por um júri formado por especialistas nos campos da educação e da cultura, incluindo representantes das instituições organizadoras. Como requisito, as experiências devem contemplar aspectos como: integração efetiva entre a escola e o território; processos democráticos e colaborativos entre membros da escola e da comunidade; protagonismo dos participantes; relação com a cultura, com atenção aos saberes e fazeres locais e às características físicas e humanas da comunidade; interdisciplinaridade; consistência das formas de investigação e produção de conhecimento; efeitos positivos gerados nos participantes, no ambiente escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.

As 10 experiências selecionadas serão reveladas dia 13 de setembro e receberão bolsas de estudos para cursos da Estácio de graduação e pós-graduação: uma bolsa de 100% de graduação e uma bolsa de 100% de pós-graduação para cada projeto vencedor. Uma websérie que mostrará um resumo desses projetos será veiculada nos sites e canais de comunicação digital do Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Estácio Ensino Superior.

Além disso, os professores, correalizadores e participantes dessas experiências serão convidados para encontros com especialistas no campo da educação e da cultura, além de, no evento de encerramento, compartilhar suas práticas junto a professores e integrantes das escolas e comunidades da cidade de São Paulo.

– Conheça as 10 iniciativas vencedoras da primeira edicação do prêmio


TAGS

ensino fundamental, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x