Ajudando alunos a detectar notícias falsas - PORVIR

Saiu na Mídia

Ajudando alunos a detectar notícias falsas

por Redação ilustração relógio 19 de setembro de 2017

Com a crescente quantidade de informações presentes on-line, as notícias falsas transformaram-se em um problema para os estudantes, que têm tido dificuldades de diferenciar conteúdos falsos e factuais. De acordo com um recente estudo da Universidade de Stanford, muitos estudantes não têm a habilidade de pensar de maneira crítica sobre aquilo que leem na Internet.

Como educadores podem ajudar estudantes a reconhecer fontes confiáveis? De acordo com o Newseum em Washington, os estudantes devem saber reconhecer:

– Se o que estão lendo possui sentido lógico.
– Se a informação condiz com outras fontes confiáveis
– Se a informação pode ser verificada por outras fontes.

Também deve ser considerado se o artigo conta somente parte da história, se há uma motivação por trás do artigo, ou se tem como alvo um certo grupo de pessoas de mesma ideologia.

Um jeito de educar estudantes sobre as notícias falsas é através de jogos, que já existem em algumas escolas (exemplo: mostrar aos alunos duas notícias, sendo uma delas falsa e uma verdadeira, e pedir para escolherem uma das duas notícias e justificar sua escolha).

Para preparar os estudantes para o mundo, é importante ensiná-los a analisar de maneira crítica tudo que encontram nas mídias e em seu dia-a-dia.


Leia a matéria original em EdSurge

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x