Aplicativo escolar fala com pais e outros sistemas - PORVIR
Crédito: aradaphotography / Fotolia.com

Inovações em Educação

Aplicativo escolar fala com pais e outros sistemas

Criado por irmãos de Minas Gerais, Pertoo está presente em 30 instituições com quase 50 mil alunos pelo país

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 5 de maio de 2015

Uma das receitas para o bom desempenho de um aluno está no apoio e no acompanhamento da vida escolar por parte dos pais. Porém, soluções atuais se mostram pouco eficientes. De um lado, familiares e escola encontram pouco tempo em suas agendas para as reuniões presenciais, que não conseguem solucionar problemas imediatos. Por outro, as redes sociais até facilitam o contato com o professor, mas a falta de privacidade cria barreiras que acabam prejudicando a vida do professor. A divulgação de notas ou postagem de elogios em grupos do Facebook pode gerar uma crise de ciúmes e o uso do WhatsApp para mensagens rápidas implica tornar público o número de telefone e correr o risco de receber ligações em horários indesejados.

Foi nesse ambiente novo e ao mesmo tempo confuso para as instituições de ensino que os irmãos Sávio Grossi, 35, e Bruno Grossi, 33, viram uma oportunidade. Eles criaram há menos de um ano o Pertoo, aplicativo que permite o envio de fotos, documentos e comunicados via tablet, celular ou mesmo pelo navegador de um computador desktop. Essa comunicação pode envolver simples mensagens com as atividades escolares e até relatórios detalhados sobre o comportamento dos alunos. “Por mais que as escolas digam que querem se aproximar dos pais, é preciso estabelecer um limite. Se deixar, tem pai que quer ficar dentro da sala de aula com o filho”, diz Sávio, o CEO da empresa.

No Pertoo, a escola consegue acompanhar todas as mensagens de pais e professores e receber alertas quando a temperatura da conversa sobe e surgem palavras de baixo calão, por exemplo. O aplicativo também pode ser configurado para dar diferentes níveis de autonomia ao familiar do aluno: ele pode iniciar o contato ou somente responder mensagens enviadas por professores.

Por mais que as escolas digam que querem se aproximar dos pais, é preciso estabelecer um limite. Se deixar, tem pai que quer ficar dentro da sala de aula com o filho

Modelo de negócio 

Atualmente, o Pertoo já tem cadastrados quase 50 mil estudantes de 30 escolas de todo o país. Ele é gratuito para os pais e alunos, que recebem um código de segurança individual com liberação do acesso. As escolas pagam a partir de R$ 199 por mês (o valor depende do número de estudantes) e podem colocar seu nome e logomarca no aplicativo que vai para as prateleiras das lojas virtuais App Store (iOS) e Google Play (Android) – a versão para o sistema operacional Windows Phone é prometida para este ano. No pacote, estão inclusos ainda suporte técnico e atualizações.

Segundo Sávio, todas as funções estão prontas para serem integradas ao fluxo de uma plataforma já existente na instituição de ensino. “Se a escola já possuir um sistema para o professor lançar notas, ela pode usar o Pertoo para divulgar automaticamente o resultado da prova para o aluno e seus pais”, diz. Essa filosofia de conversar abertamente com programas diferentes atende ao objetivo da empresa em manter o foco na comunicação. “A intenção não é torná-lo um aplicativo completo para gestão acadêmica e de sala de aula. Para isso, a gente entende que já existem outras ferramenta”, explica o empreendedor mineiro.

Pertoo App Pais Alunos_internaCrédito: reprodução

 

Expansão 

Após receberem investimento do SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) programa de incentivo a inovação criado pelo governo de Minas Gerais, os criadores do Pertoo planejam para o final de maio, mais precisamente durante a Bett Brasil e Educar, evento de educação que acontece em São Paulo, o lançamento de uma versão gratuita, porém mais básica também para escolas. “Ela terá um limite de alunos que podem ser cadastrados e não poderá ser personalizada. Mas com isso esperamos atrair escolas pequenas, médias e até públicas”, diz Sávio.

A estratégia de crescimento da startup inclui ainda a contratação de uma equipe comercial para atuar em São Paulo e conversas com institutos para realização conjunta de projetos.


TAGS

aplicativos, educação infantil, engajamento familiar, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x