Aprendizado ao ar livre impulsiona desenvolvimento das crianças
por Redação 20 de julho de 2016
Segundo pesquisa desenvolvida pelas autoras Sue Waite, da Plymouth University, no Reino Unido e Karen Malone, da Western Sydney University, oportunidades de aprendizado ao ar livre podem ter um impacto positivo no desenvolvimento de uma criança. Segundo o estudo, a baixa exposição dos pequenos a um ambiente natural pode ter consequências negativas a longo prazo, enquanto estabelecer um “espaço de aprendizagem ao ar livre” pode ajudar professores a moldar políticas e estratégias.
Os levantamentos do estudo comprovaram que, como pesquisas anteriores já haviam citado, famílias muito ocupadas e o medo na sociedade contribuem para que as crianças tenham menos oportunidades para explorar o ambiente natural do entorno. “Com tanto foco na realização acadêmica, pode existir uma pressão sobre os professores para permanecerem na classe de aula, o que significa que crianças estão perdendo muitas experiências que vão beneficiá-los durante a vida”.
Embora muitas pesquisas defendam que a aprendizagem ao ar livre pode ser aplicada no ambiente formal e informal, o estudo sugere que a aprendizagem ao ar livre seja uma prática adicionada ao currículo.
Leia a matéria original em BBC Education