Astronomia na sala de aula: ideias para incluir o tema no currículo
Neste 9 de janeiro, Dia do Astronauta, o Porvir buscou algumas referências para levar a astronomia para a sala de aula. Confira algumas dicas:
por Ruam Oliveira 9 de janeiro de 2023
Olhar para as estrelas e para o que está além do Planeta Terra é uma atividade que pode chamar a atenção de muitas crianças e adolescentes. Conhecer o universo não apenas possibilita uma expansão da aprendizagem, como também um avanço no aprendizado significativo, que mistura criatividade e ciência.
Neste 9 de janeiro, Dia do Astronauta, o Porvir buscou algumas referências para levar a astronomia para a sala de aula, e tratar de diversos temas como tecnologia e artes a partir da ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes. E o mais interessante, é possível tratar do tema de uma maneira prática.
Um plano de aula diferente
A experiência didática “Exploração Espacial”, desenvolvida pelo Ação Criativa, convida estudantes a construir foguetes e, com isso, entender como funcionam mecanismos de propulsão de ar e aspectos de estabilidade e dinâmica. Ao mesmo tempo, a atividade propicia que os estudantes sejam incentivados a pensar no próprio futuro, nos sonhos e no que desejam conquistar na vida.
Saiba mais sobre a experiência didática
Atendimento astronômico
Para quem é de São Paulo, a USP (Universidade de São Paulo) possui um programa de astronomia que leva palestras para as escolas. Por meio de vídeos, o IAG (Instituto de Astronomia e Geofísica) apresenta palestras e atendimentos virtuais para turmas do ensino fundamental 1 (4º e 5º anos), nas quais abordam a observação do céu, o lugar da Terra no universo, entre outros temas.
O programa também reserva atendimentos para os anos finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Para estas etapas, o programa trata da origem do universo, sistema solar, galáxias e mais.
Para incluir o programa em sua escola, é necessário preencher um formulário no site. As inscrições começam em fevereiro de 2023.
Itinerários formativos intergalácticos
Com foco em STEAM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), este itinerário formativo desenvolvido pelo Instituto Reúna reúne temáticas como desafios ambientais, cidades inteligentes, energia, entre outros. Intitulado “Corrida Espacial”, o material traz uma sequência completa de atividades para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades voltadas para a investigação científica, pensamento crítico, empreendedorismo, entre outros.
São mais de 100 horas por itinerário formativo sobre as mais variadas formas de discutir e compreender o universo.
Confira o itinerário formativo
Astronomia compartilhada
A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) mobiliza muitas escolas, públicas e privadas, em uma apresentação experimental de foguetes. Os objetos podem ser construídos por alunos individualmente ou em grupos e as escolas interessadas devem se cadastrar para realizar a atividade.
Além da mão na massa, esse tipo de prática também possibilita um aprendizado lúdico. A mostra é promovida pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).
Películas do espaço
Os filmes também ajudam a introduzir temas variados e possibilitam iniciar debates muito relevantes, independentemente do assunto abordado. No caso da astronomia, essas produções ampliam o horizonte tanto dos estudantes, quanto de quem prepara as aulas.
Sejam hollywoodianos ou não, atualmente existem diversos filmes que trazem como tema central a astronomia e o universo. O Porvir traz abaixo três sugestões de filmes com essa temática e que podem servir de inspiração para as aulas:
- Galileu, o mensageiro das estrelas: O documentário narra a história do físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei, autor de idéias revolucionárias para a sua época e até acusado pela Inquisição por acreditar que a Terra girava em torno do Sol.
Disponível no Curta edu! - Enigmas do Universo: Narrada pelo ator norte-americado Morgan Freeman, esta série documental mostra a história do universo ao longo de bilhões de anos.
Disponível na Netflix - Marte Um: A história mostra uma família mineira que enfrenta diversas dificuldades no cotidiano. Como pano de fundo, o filho caçula sonha em participar da missão espacial que vai colonizar Marte.
Nos cinemas. Verifique a classificação indicativa.