Aulas em 3D formam especialistas em agropecuária
Na Argentina, pós-graduação on-line prepara profissionais e gestores do setor agrícola para os desafios do mercado
por Vagner de Alencar 4 de setembro de 2012
Quando se fala em plantação de soja, Brasil e Argentina são considerados um dos maiores produtores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto a produção de grãos oscila a cada ano entre os países sulamericanos, a capital argentina parece desbancar o Brasil no quesito inovação em formação de profissionais do setor. No mês passado, os vizinhos lançaram a primeira plataforma educativa virtual 3D da América Latina destinada aos profissionais de agropecuária, em que os alunos aprendem por meio de aulas tridimensionais.
As aulas são virtuais, dadas por meio de uma plataforma que oferece vídeos interativos em 3D que requerem o uso de óculos especiais. Segundo a entidade, estar em formatos tridimensionais traz maior compreensão e realismo ao conteúdo. Além dos vídeos, também estão disponíveis exercícios em 3D, conteúdos para baixar em audio e texto. Os estudantes podem ainda formar reuniões virtuais por teleconferência.
Desenvolvida pela Bolsa de Cereales – associação sem fins lucrativos que é considerada a primeira entidade agroindustrial da Argentina –, a plataforma oferece capacitação para profissionais e gestores de instituições do setor, visando garantir uma formação mais especializada, preparando os alunos para lidar com os crescentes desafios enfrentados pelo mercado mundial.
Os cursos de pós-graduação são oferecidos em língua espanhola e divididos em diferentes temáticas – comercial, técnica, economia, finanças ou cadeias de valor, nutrição e saúde –, em que se formam, por exemplo, negociadores comerciais do futuro agrícola e avaliadores da qualidade do trigo e farinha.
Outra modalidade são os cursos livres de atualização como o cursos de cultivo, clima atual, situação econômica do setor agrícola, impostos e regulamentos legais do comércio de grãos. “Os interessados podem acessar às videoaulas com os principais especialistas a partir de computador em qualquer lugar do mundo, qualquer dia e hora”, afirma Ricardo Marra, responsável pela capacitação.