BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Glossário

BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Conjunto de conhecimentos e habilidades que cada estudante deve aprender na educação básica

por Redação ilustração relógio 22 de janeiro de 2015

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reúne o conjunto de competências e habilidades essenciais que cada estudante deve aprender a cada etapa da educação básica, para que possa se desenvolver como pessoa, se preparar para o exercício da cidadania e se qualificar para o trabalho.

As competências da BNCC foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

As competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.

O Porvir produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências gerais da BNCC, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido, integrante do Movimento pela Base, iniciativa que integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade.

O conceito na prática

Documento: Como aproximar as competências gerais da BNCC de currículos e práticas

Para entender mais

Infográfico: Entenda as 10 competências gerais que orientam a BNCC
Olhar para competências e BNCC ajuda a entender o que é importante no currículo

Verbete atualizado em agosto de 2022.


TAGS

base nacional comum curricular

X