Com banco de ideias, plataforma facilita planejamento de aulas bilíngues - PORVIR
Crédito: Rudzhan Nagiev/iStock

Inovações em Educação

Com banco de ideias, plataforma facilita planejamento de aulas bilíngues

Teacher's Toolkit oferece sugestões para personalizar aulas, apoiando professores na organização e seleção de conteúdos

Parceria com Edify

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 27 de junho de 2022

Planejar é um verbo que Luciana Carpenter conhece bem. Professora de inglês dos 2° e 3° anos do ensino fundamental 1, e do 8° ano do fundamental 2, no Colégio Objetivo Barra, no Rio de Janeiro (RJ), ela garante que o segredo de sua organização entre tantas turmas, além de seguir os planos de aula e os objetivos curriculares, é trazer uma “pitada de algo pessoal” às aulas. “Música, vídeos e jogos online sempre ajudam a fixar o conteúdo, ainda mais para os pequenos. Juntar imagem, som e repetição, sem que percebam ter repetido muitas vezes tal coisa, apoia muito a assimilação do conteúdo”, garante.

Além de seguir o Teacher’s Guides em suas aulas, Luciana e os professores do Edify Education passam, em média, 4,5 horas por semana preparando suas aulas. Pensando em uma maneira de apoiá-los na economia de tempo e na organização do dia a dia, o Edify criou o Teacher’s Toolkit. Trata-se de uma plataforma que funciona como se fosse uma mesa de trabalho, com uma grande agenda, composta por um banco de ideias e de sugestões para montar aulas, de maneira online e editável. A empresa atende mais de 300 escolas e 70 mil alunos em 25 estados brasileiros. 

Por meio da inteligência artificial, a ferramenta permite filtrar conteúdos para cada idade e agregar materiais extras ao que já é pré-definido. Gilson Cavalcanti, diretor de tecnologia do Edify, exemplifica: “Uma professora do Espírito Santo usou uma música do Now United em aula. Outra, de Pernambuco, fez o mesmo. Essa informação vai para o nosso time editorial e, por meio de uma curadoria, a música pode aparecer como sugestão de conteúdo para todos os outros professores”.

Criado pela equipe de tecnologia do Edify, o Teacher’s Toolkit foi planejado por mais de um ano e lançado oficialmente durante a Bett Brasil, em maio, quando apresentado no estande da empresa por Gilson e por Raquel Carlos, gerente editorial. Ali, os visitantes também eram convidados a conhecer e a navegar pelo Toolkit, por meio de uma tela touch interativa. 

Curadoria de conteúdos

“Entendemos o Tookit como a mesa de trabalho do professor”, define Gilson. “A rede neural do Toolkit sugere atividades compatíveis com os objetivos que o professor seleciona ao acessar a ferramenta. Por meio do painel de ideias, ele pode criar uma aula do zero, escolhendo o nível, o ano, o objetivo para aquela aula. Elegantemente, a plataforma vai conduzindo o professor.”

Raquel complementa a explicação de Gilson: o Teacher’s Toolkit apoia o professor a entender que, primeiramente, ele precisa planejar. “Quais são os objetivos de aprendizagem que ele tem com aquela aula, quais são os arranjos, o que pode subtrair, o que vai trazer de novo, o que faz sentido para a turma? Ele não consegue fazer isso sem saber, de maneira muito clara, onde quer que seus alunos cheguem. Com isso, você vai criando um padrão de aula para aquele nível e, de alguma maneira, vai ajudando esse professor a replicar isso na vida”.

A curadoria de conteúdos, portanto, é peça-chave da ferramenta. “Mal comparando, pense no YouTube. Quando você o acessa, parece que é uma ferramenta simples. Por quê ninguém o replica? O que está por trás daquele feed é uma série de redes neurais que não é possível de reproduzir, pois depende de tempo, de dados, de muita gente usando para oferecer um conteúdo customizado para mim, outro para você”, aponta Gilson. “O Teacher’s Toolkit sugere ideias para o professor usar na sala de aula, e esse feed não vem ‘do nada’. Ele reflete a experiência de anos das equipes do Edify, observando a sala de aula bilíngue.”

Relacionadas

Itinerários Formativos auxiliam o ensino bilíngue no Novo Ensino Médio

ACESSAR

Como saber se os alunos estão aprendendo um novo idioma?

ACESSAR

Escrever o próprio livro estimula estudantes no aprendizado de inglês

ACESSAR

Economia de tempo e mais organização

Em fase final de testes, alguns educadores ligados ao Edify já tiveram contato com a plataforma. Luciana Carpenter, que aparece no começo desse texto, é uma delas. “É uma ferramenta muito facilitadora para quem tem o Teacher’s Guide como ferramenta principal”, avalia. “O fato de conseguirmos arrastar e colar no planejamento cada detalhe do guide é muito importante. Antes, eu digitava tudo no meu planejamento, o que demanda muito tempo. O Toolkit veio para realmente facilitar e diminuir essa carga horária de planejamentos diários”, comenta Luciana.

Juliana Siqueira de Melo, professora de inglês dos 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental 1 em Tocantins, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, também aposta na facilidade do Toolkit, que concentra todas as ferramentas do Edify em um mesmo local. “Ainda não consegui utilizar tudo, mas é algo que vai facilitar demais o trabalho de todos os professores. Estou encantada.” Antes do apoio da tecnologia, Juliana conta que levava muito mais tempo para organizar o conteúdo. Além de otimizar o tempo, a educadora acredita que suas aulas estão mais interessantes – o que deve melhorar ainda mais com a chegada da plataforma. 

Quer saber mais sobre educação bilíngue?
Clique e acesse

Edify

TAGS

educação bilíngue, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x