Com técnicas de respiração e exercícios simples, professora ensina yoga para crianças de 3 e 4 anos - PORVIR
Crédito: Arquivo Pessoal

Diário de Inovações

Com técnicas de respiração e exercícios simples, professora ensina yoga para crianças de 3 e 4 anos

Educadora de Santos (SP) conta como utilizou a prática para trabalhar equilíbrio emocional e concentração com uma turma da educação infantil

por Litz Araujo Silva ilustração relógio 30 de outubro de 2019

A trajetória do yoga em minha vida teve início em fevereiro de 2016, quando comecei a praticar Yogaterapia no Estúdio Hata Yoga Santos, com as professoras Jeovanna Bigotti e Tânia Aparecida Herbetta.

Em busca de qualidade de vida, o yoga me ofertou a descoberta de possibilidades de aprender a trabalhar o equilíbrio emocional, a concentração, a paz interior, a respiração de qualidade, além da percepção e descoberta corporal, trabalhados com flexibilidade e alongamento.

Leia mais:
– Meditação é aliada de escolas para melhorar a atenção e lidar com as emoções
– Técnica de respiração melhora concentração dos alunos
– Com yoga e meditação, creche estimula desenvolvimento integral das crianças

Em 2016, após perceber que algumas crianças eram ansiosas, agressivas e agitadas (a ponto de prejudicar a concentração), que não se alimentavam bem, inseguras na hora de dormir e relaxar, não tinham noções básicas das partes do corpo, de movimento e emoções, resolvi levar aos meus alunos do Maternal 2 (de 3 a 4 anos) os benefícios que essa prática milenar trouxe para minha evolução pessoal. Então comecei a ensinar as crianças da Unidade Municipal de Ensino Porchat de Assis, em Santos (SP) a respirar e relaxar com exercícios simples de yoga.

Os eixos foram trabalhados de forma interdisciplinar. Os conteúdos se entrelaçam, utilizamos músicas (as quais englobam os movimentos e a oralidade), movimento (conhecer as partes do corpo adquirindo consciência de suas potencialidades,como força, velocidade, resistência e flexibilidade), conhecimento de si e do mundo (conhecer, reconhecer e valorizar o “Eu e minha família”/ “Eu e minha escola”), vivências éticas (responsabilidades, solidariedade, autonomia e o respeito), mundo físico e social (sustentabilidade, seres vivos), conhecimentos matemáticos (utilizar a recitação numérica em brincadeiras), linguagem oral e escrita (práticas de leitura, oralidade) e vivências estéticas (fazer musical e o fazer artísticos).

A avaliação foi feita através observação das crianças nas atividades, muitas delas já se expressam com muito mais clareza, tendo prazer ao praticar yoga e se expressar, seus movimentos são bem mais desenvolvidos, suas emoções mais compreensíveis, até os próprios pais já notaram e nos expressaram essa mudanças no cotidiano e o grande prazer que as crianças têm de praticar yoga em casa o que fazem na escola.

Para finalizarmos o projeto, foi criada uma mandala, para ser entregue às famílias e uma aula de yoga junto com os familiares, na feira de ciências da escola, para que juntos pudessem ter um momento muito agradável de yoga.


Litz Araujo Silva

Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Santos, há 10 anos, formada no magistério desde 1995, em pedagogia desde 2000 e psicopedagogia desde 2007. Instrutora de yoga para crianças, pelo curso Yoga com História da TV Ratimbum. Pode-se concluir que os benefícios do yoga são inúmeros e que se refletirão no dia a dia da criança, nos diversos ambientes que frequenta. 

BAIXAR

DOCUMENTO ORIENTADOR FEITO PELO PORVIR PARA VOCÊ

TAGS

educação infantil, educação integral

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x