Como divulgar seu projeto educacional para melhorar a educação - PORVIR
Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

Inovações em Educação

Como divulgar seu projeto educacional para melhorar a educação

Saiba quais são os principais aspectos olhados pelo time de avaliadores e inscreva sua proposta no Movimento LED - Luz na Educação

Parceria com Movimento LED

por Redação ilustração relógio 20 de janeiro de 2022

Você desenvolve algum projeto em educação que trouxe novas possibilidades de aprendizagem em sala de aula, escola, comunidade ou mesmo no perfil de rede social que mais interage? Ele pode estar muito perto de ganhar o devido reconhecimento, desde que você consiga contar quais problemas resolve, como encontrou soluções criativas e de qual maneira crianças em idade escolar, jovens ou adultos foram impactados.

Na hora da inscrição do seu projeto no novo Prêmio Movimento LED – Luz na Educação, realizado pela Globo e a Fundação Roberto Marinho, é muito importante que você pense em descrever o impacto alcançado em suas mais diversas dimensões.

Comece contando detalhadamente sobre o público e apresente a abrangência do projeto. Ele é feito apenas com a sua turma de estudantes? Se algum outro professor da sua escola ou de outras da rede (pública ou privada) já tiver visto o trabalho e replicado, isso conta pontos a seu favor.

Ao longo dos últimos dois anos, você provavelmente ouviu que a pandemia ampliou as desigualdades educacionais. Diante disso, é importante argumentar como o seu projeto trata a questão da vulnerabilidade do público impactado e o seu risco social, político e econômico.

Ainda considerando equidade, o time de avaliadores também vai olhar para os princípios de diversidade com os quais a iniciativa se compromete. Aqui, novamente, você precisa explicar como sua metodologia leva soluções inovadoras para territórios de vulnerabilidade social, questões raciais e de gênero.

Ampliar os limites da escola ou de espaços formais de aprendizagem também pode ser um diferencial do seu projeto, então encontre uma forma original de mostrar como moradores, comerciantes ou famílias participam ativamente da elaboração ou execução junto ao público alvo.

Na hora de demonstrar o impacto do projeto, também vale a pena ter em mãos dados e informações específicas. Por exemplo, se o seu desafio for a evasão escolar, apresente os dados que corroboram que há evasão escolar no território/contexto da iniciativa.

Se o projeto tiver como foco a educação mão na massa, guarde um espaço na sua narrativa para detalhar como e em quais momentos os alunos desenvolvem atividades práticas, como aplicam tais conhecimentos na prática e na vida cotidiana. Isso reforça o quão relevante é a sua proposta.

Algo que pode ainda ser explorado, no caso dos projetos desenvolvidos em uma instituição de ensino regular, é a interdisciplinaridade, a conexão com o mundo do trabalho e ainda com recentes orientações trazidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que descreve habilidades e competências que todos devem desenvolver ao longo da trajetória escolar

Como estamos falando aqui de projetos inovadores, é sempre importante ressaltar que nível de protagonismo os estudantes tiveram ao longo de todo o processo de aprendizagem. Para além da teoria, como o projeto está baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? De que forma os estudantes demonstram isso?

A inscrição do Prêmio LED também traz questões sobre como o projeto é autossustentável e replicável. Para isso, o responsável precisará descrever como a metodologia e sua aplicação estão devidamente preparados para serem disseminados para mais estudantes e ou educadores nos mais diferentes contextos. Nesse mesmo sentido, é interessante pensar no legado que a iniciativa deixa para a escola, o território ou as causas (o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, aumentou, por exemplo?). Quais comportamentos, conhecimentos ou transformações socioculturais a iniciativa provocou?

Todas essas questões vão ajudar a estruturar sua inscrição no Prêmio LED e também trazer novas ideias para aplicá-lo no ano letivo que está prestes a começar. Tudo pronto? Clique aqui para se inscrever.

Quer saber mais sobre o Movimento LED - Luz na Educação?
Clique e acesse

Movimento LED

TAGS

base nacional comum curricular, educação infantil, educação mão na massa, empreendedorismo social, ensino fundamental, ensino médio, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x