9 conteúdos gratuitos para manter o inglês afiado durante as férias - PORVIR

Inovações em Educação

9 conteúdos gratuitos para manter o inglês afiado durante as férias

De podcasts a aplicativos, confira opções para aproveitar o recesso e se divertir enquanto aprende a língua inglesa

Parceria com Wings

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 3 de julho de 2024

O mês de julho anuncia a temporada de férias escolares em parte dos estados brasileiros. É tempo de estudantes, professores e equipe aproveitarem a pausa do ano letivo. Mesmo que o período seja longe da sala de aula, algumas atividades do dia a dia permitem que o aprendizado continue, sem metodologias ou regras, de maneira leve e divertida. Neste quesito, tanto para crianças quanto para adultos, o contato com um segundo idioma é uma alternativa para seguir estudando sem a pressão das provas.

“As férias podem ser um momento para seguir afiado no inglês e explorar o idioma de maneira mais lúdica e descontraída”, sugere André Castelo Branco, mestrando em educação e assessor pedagógico da Wings, solução educacional para o ensino de língua inglesa pensada para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino. 

Além de desenhos animados, André recomenda a leitura de livros em inglês para que as crianças sigam associando as palavras faladas aos seus respectivos significados. Ouvir músicas também apoia a memorização de frases e diferentes expressões. 

“Para os professores, filmes e séries sempre são uma boa pedida. Fazer a leitura de um livro em inglês também nos ajuda a desenvolver o idioma”, recomenda Kelly Lopez, também assessora da Wings. 

Confira, a seguir, 9 dicas listadas pela Wings para aproveitar bem as férias sem deixar de praticar inglês nas horas vagas.

Ouça músicas e cante junto

Recentemente, o Porvir publicou uma reportagem sobre como a música facilita a memorização e o aprendizado de uma nova língua. Nestas férias, que tal usar aplicativos, como o LingoClip, para assistir ao vídeo de seus cantores preferidos, acompanhar a letra e fazer atividades como preencher trechos da canção? 

Outra dica é buscar no YouTube o nome de sua música preferida e escrever “lyrics”, para prestar atenção na letra. Alguns clipes, como o da música “My universe”, da banda inglesa Coldplay em parceria com o grupo sul-coreano BTS (vídeo a seguir), já trazem a letra embutida na arte do vídeo.

Vale lembrar que ouvir música não apenas diverte, mas também expõe o ouvinte a pronúncias, entonações e expressões idiomáticas presentes na outra língua. Kelly e André recomendam que pais busquem canções em inglês que sejam do interesse de seus filhos, para tornar a experiência ainda mais envolvente e significativa. O canal Super Simple Songs, disponível no YouTube, tem um ótimo apelo para crianças.

Treine a leitura

Ler em inglês apoia o aprendizado de expressões e frases de maneira contextualizada, além de contribuir para enriquecer a habilidade da escrita. Uma recomendação da Wings é buscar obras que estejam de acordo com seu nível. Os graded readers, ou “leitura simplificada” são encontrados nas livrarias e tem opções do básico ao avançado. Também há grandes clássicos da literatura adaptados para cada nível de inglês.

Para se manter atualizado com as notícias do mundo, vale acompanhar as páginas BBC Learning English ou o jornal The Guardian.

Para as crianças, há gibis com versão em inglês, como Turma da Mônica, ou melhor, Monica’s Gang. Algumas animações estão disponíveis no YouTube oficial da turma. 

Relacionadas

Como a música prepara o cérebro para aprender?

ACESSAR

Contação de histórias potencializa o ensino de língua inglesa para crianças

ACESSAR

Aprendizagem baseada em jogos: 5 maneiras criativas de ensinar inglês para crianças

ACESSAR

Ouça podcasts

Sabemos que o listening (habilidade de compreender a língua falada) é uma das mais desafiadoras no aprendizado de inglês. Ouvir podcasts é uma maneira de praticar essa habilidade, melhorar a pronúncia e aumentar o conhecimento cultural.

Para iniciantes, uma boa opção é o Learn English Podcast, do Centro Britânico.

Para quem tem o nível mais avançado, um podcast interessante para melhorar o vocabulário é o BBC – 6 minute English.

Baixe novos aplicativos

Existem diversos aplicativos gratuitos que, além de ser ótimos passatempos durante as férias, ajudam a manter o inglês fresco na memória. O Duolingo é muito divertido e interativo. Outro app interessante é o Memrise, que usa flashcards e jogos para ajudar no aprendizado de vocabulário.

Quer saber mais sobre ensino biíngue?
Clique e acesse

Wings

TAGS

cultura, educação bilíngue

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x