Crianças transformam terrenos baldios em jardins, hortas e áreas de leitura - PORVIR

Saiu na Mídia

Crianças transformam terrenos baldios em jardins, hortas e áreas de leitura

por Redação ilustração relógio 6 de junho de 2018

Em 2011, o peruano Rogelio Ramos Huamán se lembrou de um projeto que fizera na escola alguns anos antes e viu que o terreno abandonado diante de sua casa poderia ter uma nova cara. Na escola, ele havia sido encarregado de cuidar de um pequeno terreno, onde plantava sementes e regava as plantinhas. Huamán decidiu, então, repetir a experiência. As crianças da vizinhança foram convidadas a usar esses espaços para fazer seus pequenos jardins, com cartazes coloridos e pequenas mudas de plantas.

Em questão de meses, diz ele, eram tantos os jardins infantis espalhados pela vizinhança de Comas, um bairro de baixa renda de Lima, que a comunidade decidiu ir além: pediu à prefeitura autorização para ocupar um terreno da região, com 120 m², que estava abandonado e cheio de lixo. As crianças locais o transformaram em um bosque, com vasos de plantas, árvores frutíferas e bancos para leitura.

Assim, a comunidade deu ao bairro uma área até então inexistente para as crianças brincarem. “Ao fim, ficamos felizes por como a força da nossa crença em mudanças conseguiu melhorar o bairro e nós mesmos como pessoas”, escreveu Huamán no livro do projeto peruano Tierra de Niños (TiNi, ou Terra de Crianças em tradução livre), iniciativa da ONG Ania, criada para estimular o desenvolvimento sustentável por meio do contato das crianças com a natureza.


Leia a matéria original em BBC Brasil

TAGS

educação integral, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x