Cursos de curta duração para começar um semestre diferente - PORVIR
Maya Maceka / Unsplash

Inovações em Educação

Cursos de curta duração para começar um semestre diferente

Confira dicas de cursos de curta duração que vão te auxiliar a preparar aulas ainda melhores no segundo semestre.

por Ruam Oliveira ilustração relógio 20 de julho de 2021

Ainda faltam alguns dias para que o segundo semestre chegue, mas com os desafios na educação surgindo cada vez com mais frequência, é importante que o professor ou a professora esteja preparado para enfrentá-los. Ou também há sempre um espaço para aprender algo novo e diferente e melhorar a experiência de aula.

Separamos nesta lista abaixo alguns cursos que podem contribuir para que o educador tenha novas ideias, aprimore seus conhecimentos ou descubra ferramentas novas que o ajudem na tarefa de lecionar. São cursos na área de matemática, design thinking, literatura e mais! Confira abaixo:

Conhecendo as Mentalidades Matemáticas – Gratuito
Traz um outro olhar sobre a matemática e aborda como ensiná-la de maneira criativa e visual, incentivando que a disciplina seja apresentada de forma mais aberta, menos ligada a fórmulas. Um bom exemplo de maneiras para engajar os estudantes. O curso promovido pelo Instituto Sidarta está disponível na plataforma Polo.

Educação inclusiva – sala de aula para todos – Gratuito
O curso de extensão da Faculdade Cultura Inglesa é ministrado em inglês e foca em alinhar teoria e prática sobre questões de inclusão e diversidade, e adaptação de material didático. O programa também inclui teorias de aprendizagem socioemocional e comunicação não violenta com o intuito de prover ferramentas para que educadores garantam uma sala de aula mais inclusiva e consigam se comunicar com pais em situações adversas causadas por questões de diversidade e inclusão.

Ensino híbrido na prática para docentes – Gratuito
Neste curso promovido por Fundação Lemann, Sincroniza Educação e Imaginable Futures, são apresentadas técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam aprendizagem online e offline, remota e presencial. Em um momento importante para a volta às aulas presenciais, educadores podem aprender a utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento, personalizar o ensino e desenvolver a autonomia dos alunos. Disponível na plataforma Polo.

Rumo – Projetos de vida do Educador – Gratuito
Qual o sentido da vida? Como caminhar em direção aos sonhos? Quais rumos você quer seguir na sua vida pessoal, social, profissional? Educadores em busca de respostas a essas questões podem fazer uma formação gratuita promovida pelo Instituto iungo, por meio do WhatsApp, para iniciar ou desenvolver seus projetos de vida. É possível acessar os conteúdos com apenas um celular e oito horas de carga horária distribuídas de acordo com a rotina. Também é possível desenhar uma trajetória alinhada com desejos, objetivos e valores pessoais.

2ª Semana do Professor Gamificado – Gratuito
Neste curso ao vivo e gratuito, a plataforma Aula em Jogo, desenvolvida pelo professor Tiago Eugênio, recebe professores de diferentes especialidades que estão transformando suas aulas com auxílio da gamificação. Ao longo de três aulas, serão abordados temas como narrativa, espaço, estrutura, mecânica e linguagem dos jogos aplicados ao contexto pedagógico. Ao final, o participante entenderá os caminhos e o passo a passo para utilizar cada ferramenta nas suas aulas e alcançar resultados pedagógicos.

Leia também

Curso de extensão em metodologias ativas e design thinking na Educação – Pago
O curso com aulas síncronas promovido pela MAPA Metodologias Ativas em conjunto com a Cesgranrio, traz um curso imersivo sobre temas de planejamento, metodologias ativas, design thinking e avaliação em educação que vão auxiliar o educador a ter novas ideias ou a tirar do papel e organizar aquelas que estão guardadas há muito tempo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas via Sympla.

Intensivo online de Férias: metodologias ativas – Pago
O curso de metodologias ativas promovido pela Tríade Educacional agora pode ser feito com os cinco módulos individualmente ou o curso completo, de 1 a 5. As temáticas dos módulos abordam ensino híbrido e personalização, aprendizagem visível e rotinas de pensamento, aprendizagem visível através da documentação pedagógica, planejamento reverso e educação gamificada. O encerramento será com a participação de Lilian Bacich. Quem já fez algum curso com a Tríade Educacional tem direito a desconto de 20% no pacote com os 5 módulos.

Um percurso pela literatura infantil e juvenil – Pago
Contos de fada, fábulas e parlendas, romances de aventura escolar, tradução e adaptação. Esses são alguns dos percursos propostos pelo curso promovido pelo Instituto Tomie Ohtake que acontece entre os dias 16 de agosto e 20 de setembro. Os encontros são síncronos com atividades assíncronas de aprofundamento com depoimentos gravados de convidados e convidadas especiais.

Registros e portfólios: por que e para quê, mesmo? – Pago
Nesta formação com a educadora Denise Tonello, participantes vão conhecer os princípios do instrumento de avaliação formativa que evidencia o progresso de aprendizagem. Saiba como reunir momentos significativos que auxiliam toda a comunidade escolar a avaliar um percurso que não é estático. Em um modelo diferente das provas tradicionais, cada atividade, foto ou reflexão das crianças sobre o que acham que já aprenderam revela novos detalhes sobre os estudantes.

Sequência de cursos Neurociências – Pago
O Instituto Singularidades apresenta um combo com dois cursos de neurociências para quem deseja se aprofundar mais no tema. O primeiro deles: Neurociência: Funções Executivas na sala de aula, e Neurociências: Emoção e Aprendizagem, ambos com 20h de aulas de autoinstrução. É possível fazer os cursos individualmente também, porém no combo os ingressantes conseguem desconto. Saiba mais sobre os cursos aqui.


TAGS

cursos, formação continuada

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação
X