Cursos para online e presenciais para professores seus estudantes - PORVIR

Inovações em Educação

Cursos online e presenciais para professores seus estudantes – Edição maio 2023

Formações apresentam temas relevantes para o desenvolvimento profissional de educadores

por Redação ilustração relógio 29 de abril de 2023

O início de maio traz diferentes oportunidades de cursos para professores que buscam formações rápidas em temas relevantes tanto para um projeto de vida profissional quanto para novas metodologias para sala de aula.

Além disso, a lista inclui cursos que educadores podem mobilizar seus alunos e inseri-los em discussões importantes para o futuro.

Aprendizagens interculturais

A 6ª edição do curso “Aprendizagens Interculturais: produção de sentidos na educação” será oferecida gratuitamente e online, com carga horária de 40 horas. As transmissões serão feitas pelo canal do programa TRAMAS (Tecnologia, Responsabilidade, Autoria, Movimento, Amorosidade e Sociedade), mantido na Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete, no YouTube.

O curso conta com o protagonismo de intelectuais indígenas no planejamento e na execução da proposta para contribuir com a abordagem da história e da cultura dos povos originários na educação básica. Entre os temas das aulas estão a importância de estudar a temática indígena na escola, impactos da Lei 11.645/2008, além de literatura, escrita e oralidade indígena.

As atividades serão realizadas entre os meses de maio e novembro, sempre às quintas-feiras, às 19 horas. Os dez encontros ficarão gravados e poderão ser assistidos posteriormente, caso algum participante não possa acompanhá-los no dia e horário programado. Para validar a presença e garantir a certificação, será promovida uma atividade complementar a cada ação. Saiba mais

Audiovisual para educadores

O Minuto Escola é um desdobramento do Festival do Minuto, iniciativa que sempre teve vínculo com a educação. Coordenado pelo cineasta Marcelo Masagão, o projeto anuncia a abertura das inscrições para a temporada 2023.

O objetivo da formação do Minuto Escola é difundir o uso da linguagem audiovisual em sala de aula, explorando as potencialidades do recurso como ferramenta pedagógica alternativa à linguagem oral para que ela possa estar tão presente nas escolas como a tesoura, a cola, a caneta, o giz.

São mais de 10 mil vagas gratuitas destinadas a educadores de São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Maranhão, Amazonas, Pernambuco e Paraná. A primeira turma começa em 8 de maio. Saiba mais

Bullying e violência escolar

A escola pode contribuir para o bullying ou evitá-lo? Como a educação inclusiva se configura como forma de prevenção? A violência tem sido uma presença constante na história, manifestando-se de várias maneiras, inclusive na escola. É importante distinguir as diferentes formas de violência para promover um ambiente escolar pacífico baseado no diálogo e respeito às diferenças.

Essa formação do Instituto Singularidades identifica duas formas de violência na escola: o bullying e o preconceito. É fundamental discutir as suas determinantes sociais e psicológicas, características dos autores e alvos, e propor estratégias para enfrentá-los, promovendo a convivência pacífica e desenvolvendo a compreensão e sensibilidade em relação ao sofrimento dos outros. A educação inclusiva pode ser uma importante ferramenta para prevenir o bullying e promover um ambiente escolar acolhedor para todos. Saiba mais

Desenho de projeto de vida na escola

O Instituto iungo oferece gratuitamente uma nova edição do programa Cartografias, com dois cursos gratuitos para professores e gestores escolares sobre Projetos de Vida, alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As formações são online e o cursista pode cumpri-las em seu próprio ritmo.

Além de conhecer conceitos, o participante vai aprender a planejar as aulas de projetos de vida, criando planos de aulas conectado à vivência dos estudantes e aos seus contextos. Saiba mais

Educação para redes sociais

Educar para as redes é mais do que necessário, é urgente. Com o propósito de preparar educadores, estudantes de comunicação, pedagogia e interessados no tema, a jornalista e educomunicadora Januária Cristina Alves, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), promove o curso “Educação para as redes sociais nas escolas – como evitar fake news e discurso de ódio na internet”.

A formação online terá quatro aulas a partir de 25 de maio, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 22h30. Participantes terão contato debates como ​o que é e como educar na era da pós verdade, a importância de se conhecer o funcionamento das redes sociais e dos algoritmos e como combater o discurso de ódio e preservar a liberdade de expressão. Saiba mais

Leitura e escrita no contexto escolar

O Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, anuncia novas turmas dos cursos “Nas tramas do texto” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”, voltados a educadores do ensino fundamental e médio que desejam aprimorar seus conhecimentos em leitura e produção textual nas escolas.

Ambos são online, gratuitos e oferecem certificado ao término da formação. Para se inscrever, é necessário realizar um cadastro (aqui você tem orientações para esse processo). Acesse a descrição completa sobre “Nas tramas do texto” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”.

Meninas nas ciências

O Menina Ciência Edição Virtual 2023, promovido pela UFABC (Universidade Federal do ABC), é um curso gratuito dedicado a meninas, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Com duração de três semanas, é ministrado por mulheres cientistas reconhecidas em suas áreas de atuação e apaixonadas pelo que fazem. São diversos temas abordados por cada uma: astronomia, educação, biologia, computação, física, paleontologia, oceanografia, matemática, engenharia, espeleologia, geofísica e aeronáutica.

Um dos principais objetivos do Menina Ciência é o de aproximar a ciência de meninas, para que elas conheçam melhor a carreira científica e suas diversas possibilidades. E, claro, saberem que é um lugar para elas também. As inscrições vão até o dia 30 de abril. Saiba mais


TAGS

formação continuada

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x