Definidos os destaques do Desafio Diário de Inovações 2018 - PORVIR
Crédito: Succo Design / Fotolia.com

Blog

Definidos os destaques do Desafio Diário de Inovações 2018

Seis educadores vão ter a oportunidade de conhecer experiências inovadoras de educação em São Paulo

por Redação ilustração relógio 12 de setembro de 2018

Os destaques principais da segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pelo Porvir em parceria com o IBFE, já foram definidos. Seis educadores que enviaram relatos de suas práticas educacionais vão ter a oportunidade de conhecer experiências inovadoras de educação, do dia 30 de setembro ao dia 02 de outubro, em São Paulo.

Este ano, o Desafio Diário de Inovações teve a participação de 335 professores de 21 estados, de todas as regiões do país. Entre os participantes, já haviam sido selecionados por uma comissão composta pelas equipes do Porvir e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) 19 finalistas (três nas categorias Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2, Ensino Médio e Ensino Superior e quatro na categoria Modalidade de Ensino). Agora, após serem avaliados por um grupo de especialistas em educação e inovação, foram escolhidas as práticas que se destacaram em cada categoria.

São elas:

Educação Infantil
Escola da Floresta, de Luziângela Cornelsen de Queiroz Telles (Curitiba-PR)
Professora usa área verde da escola para promover experiências práticas e brincadeiras com crianças

Ensino Fundamental 1
Aula em Movimento, de Fernando Aurélio Cunha Figueiredo (Jaguariúna-SP)
Professor de educação física cria vivências corporais, jogos e brincadeiras para reforçar aprendizagem de língua portuguesa e matemática

Ensino Fundamental 2
Colônia em Marte, de Fernando Gianetti Fiorin (Londrina-PR) Alunos são convidados a atuar como cientistas da NASA em jogo de RPG na aula de ciências.

Ensino Médio
Ser Humano em Construção, de Renata Stort (Diadema-SP)
Em aula sobre existencialismo, alunos constroem casa no quintal da escola que represente o “homem”

Modalidade de Ensino
Contação de causos, de Gleiciane Rosa Vinote Rocha (Rio Claro – RJ) Estudantes aprendem a passar histórias da comunidade da modalidade oral para a escrita e montam exposição. 

Ensino Superior
Circuito Fotográfico, de Rebeca Baltazar Chaves (Volta Redonda-RJ)
Em aula prática, professora propõe diferentes desafios para alunos buscarem soluções técnicas para fazer fotos profissionais

Esses relatos completos e os outros 15 finalistas serão publicados em um ebook, a ser lançado em 15 de outubro, dia do professor.

Fizeram parte do júri técnico da premiação Alexandre Rezende, Débora Garófalo, Eric Rodrigues, Gislaine Munhoz, Helena Singer, José Moran, Levi Jucá, Liciane Xavier, Lilian Bacich, Luciana Brites, Maria Thereza Marcílio, Peter Trento, Pilar Lacerda, Rafael Parente e Renato Jannuzzi Cecchettini.


TAGS

aprendizagem criativa, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, prêmios

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação