Desafio por mais educação mão na massa - PORVIR
Crédito: Rodrigo Zaim/R.U.A Foto Coletivo

Inovações em Educação

Desafio por mais educação mão na massa

Iniciativa da Fundação Lemann e do MIT vai apoiar e oferecer bolsa de estudos para autores de projetos voltados a escolas públicas e ambientes não-formais

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 17 de janeiro de 2017

Uma educação inovadora passa por novas ideias de serviços, produtos e pelo uso de tecnologia que favoreçam a aprendizagem mão na massa. Quem visitou o guia do Porvir já conhece iniciativas do ensino fundamental ao superior que assumiram esse caminho e, agora, a Fundação Lemann e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) anunciam a criação do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil para qualificar projetos nacionais.

– Visite o guia Educação Mão na Massa do Porvir

A iniciativa busca identificar, conectar e apoiar brasileiros – sejam eles artistas, pesquisadores, educadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores ou tomadores de decisão – que consigam capitanear projetos em escolas públicas e ambientes não-formais. Os representantes dos projetos selecionados ganharão uma bolsa de estudos Creative Learning Fellowship que oferece apoio técnico, educacional e empresarial.

Cada projeto selecionado receberá US$ 3 mil (R$ 9.720) para serem utilizados nas atividades relacionadas ao projeto. Despesas de transporte e hospedagem no MIT Media Lab serão custeadas pelo MIT.

As propostas podem incluir, porém não são limitados a:

– Desenvolver e promover estratégias, atividades e materiais que ajudem a transformar laboratórios de informática em espaços de aprendizagem criativa;
– Elaborar programas de treinamento e redes de apoio que ajudem professores de escolas públicas a se tornarem criadores e facilitadores de atividades de aprendizagem criativa;
– Construir um sistema de portfólio para ajudar os alunos a administrar e compartilhar seus próprios projetos;
– Criar novos programas e mecanismos para facilitar a conexão entre as escolas e as comunidades de entorno, aproximando pais, alunos, professores, tomadores de decisão e outros envolvidos no ecossistema educacional;
– Construir um website para facilitar a troca e a remixagem dos planos de aula de aprendizagem criativa voltados para ambientes educacionais formais e não formais;
– Desenvolver kits de ferramentas de baixo custo e conjuntos de atividades que incentivem a criação de construções robóticas, instalações de arte interativas e experimentos científicos.

As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro e devem ser feitas única e exclusivamente através do formulário disponível neste link.

Clique aqui para a chamada de projetos completa.


TAGS

aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, formação continuada, programação, robótica

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