Desafios e oportunidades para projetos de estudantes no segundo semestre de 2023 - PORVIR

Inovações em Educação

Desafios e oportunidades para projetos de estudantes no segundo semestre de 2023

Confira iniciativas com inscrições com projetos abertos a turmas de educação básica

por Redação ilustração relógio 11 de setembro de 2023

Quem não quer ver o brilho nos olhos dos estudantes ao conectar o aprendizado da sala de aula com o mundo real? Traduzir a teoria em engajamento é o desejo de todos os professores. Por isso, desenvolver projetos que atendam ao interesse dos estudantes e de suas comunidades é uma estratégia importante.

Na lista abaixo, vamos disponibilizar oportunidades para estudantes de educação básica que aproximam a aprendizagem de atividades práticas e tragam o reconhecimento da comunidade escolar. Confira: 

Educacional – Projeto your:bit

O projeto do your:bit, que desafia crianças e jovens a solucionarem problemas reais usando a criatividade e a tecnologia, está com inscrições abertas até 14 de setembro. Promovida no Brasil pelo Educacional – Ecossistema de Inovação e Tecnologia em parceria com a micro:bit Educational Foundation, a iniciativa consiste em uma competição em que estudantes utilizam a placa micro:bit ou até mesmo um protótipo em papel para propor soluções a questões que afetam as comunidades local e global, além do meio ambiente, com premiação para os melhores projetos. 

São duas categorias para os alunos se inscreverem. Na primeira, exclusiva para participantes com idades entre 8 e 12 anos, os estudantes devem optar por uma das seguintes alternativas: propor uma ideia para resolver um problema que cumpra uma das metas globais propostas pela ONU ou projetar uma solução usando o equipamento micro:bit para chegar ao mesmo objetivo. Já a segunda categoria contempla jovens de 13 a 17 anos e exige que cada indivíduo lance mão do micro:bit para criar um projeto que atenda um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. 

O registro é gratuito e pode ser feito por alunos de 8 a 17 anos matriculados em escolas do ensino público ou particular de todo o país por este link

VC Challenge 2023

A gestora de investimentos KPTL está com inscrições abertas para a sexta edição do VC Challenge, iniciativa que introduz estudantes universitários e do ensino médio ao mundo do empreendedorismo e inovação. Em grupos de até quatro integrantes, os alunos avaliam empresas por seis semanas, desenvolvendo habilidades como investidores e empreendedores. 

Embora inicialmente focado em cursos como administração, engenharia e economia, já atraiu alunos de 230 áreas e do ensino médio. Na última edição, foram 2.600 inscritos.
Na plataforma do desafio, estudantes exploram startups por seis semanas, analisando investimentos e desafios. Os vencedores ganham uma viagem paga ao Web Summit Rio 2024, evento de inovação e cultura digital com participantes do mundo todo, além de R$ 1 mil na Genial Educação, uma conta de R$ 500 na Genial Investimentos e um emprego de verão de dois meses para o grupo campeão. As inscrições vão até 29 de setembro no site do VC Challenge.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x