Design Thinking para Educadores em português - PORVIR
Crédito Trezvuy / Fotolia.com

Inovações em Educação

Design Thinking para Educadores em português

Material ganha versão brasileira em formato de recurso educacional aberto e com adaptações aos desafios do país

por Fernanda Kalena ilustração relógio 12 de fevereiro de 2014

A partir de hoje está disponível para download a versão em português do Design Thinking para Educadores, metodologia difundida pela Ideo, consultoria global de design que expandiu o método para a área de educação, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de inovação dos estudantes. A adaptação da versão, composta por um livro base e um caderno de atividades, foi elaborada por Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, e busca aproximar o conteúdo à realidade brasileira. “Tudo o que foi possível adaptar para o nosso contexto foi feito. Por isso, chamamos de versão e não tradução. Para que o educador brasileiro consiga fazer uso da metodologia em sala de aula, tivemos que trazer os exemplos para perto, deixa-los reais e possíveis de serem executados”, explica.

O material traz como exemplo do que já foi feito por meio da metodologia no país o caso do Instituto Akatu, que queria desenvolver uma rede de aprendizagem virtual. O processo, que foi acompanhado de perto por Priscila, almejava que a rede incentivasse práticas educacionais lúdicas e interdisciplinares e a troca de conhecimento entre professores e alunos sobre temas socioambientais. (O Porvir acompanhou o lançamento da Edukatu, leia a matéria). Para isso, eles reuniram pessoas de diferentes áreas do instituto, educadores de rede pública, especialistas em tecnologia da informação e comunicação e crianças para pensar o projeto. Juntos desenvolveram workshops, pensaram no escopo da plataforma, e mapearam o processo até chegar na fase da prototipagem, de transformar as ideias em algo real.

Para o Akatu, apostar no design thinking “acelerou a criação, facilitou a inovação e ainda nos deu a oportunidade de experimentar na prática as ideias que estávamos propondo para aprimorar os resultados e soluções”. É assim que Silvia Sá, gerente de educação do instituto, resume como foi sua experiência com o design thinking. “Nosso objetivo era criar uma rede de aprendizagem, de troca de conhecimentos entre escolas e professores, era importante que desde a concepção do projeto estivesse presente o espírito de colaboração, de trabalho conjunto. Foi um processo rico, construímos algo que sozinhos dificilmente faríamos. Ouvimos as pessoas, de crianças a especialistas, assim é mais fácil entender o outro. O design thinking deixa latente a questão da empatia e a importância dela para o engajamento de cada um ao longo do processo.”

No material, a metodologia é organizada em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Para cada uma delas, são oferecidas dicas de como organizar as ideias, formatar listas, usar post-its, histórias inspiradoras, fotos, aplicativos para tablets, celular etc. O objetivo é trazer uma proposta para educadores e gestores criarem e encontrarem soluções criativas para o processo de ensino e aprendizagem focando na cocriação, na colaboração de todos para se chegar a um objetivo comum.

Na versão em português, diferentemente da original, os interessados também tem a opção de fazer o download do material por capítulos. O Design Thinking para Educadores é um remix, um recurso educacional aberto (REA), isso significa que o conteúdo pode ser compartilhado e adaptado para diferentes formatos, explica Priscila. O lançamento oficial do site, que já está aberto, acontece durante a 8a edição do Congresso Gife, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo.


TAGS

design, interdisciplinaridade

9
Deixe um comentário

avatar
500
2 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
3 Autores
Priscila GonsalesPatriciaSolange De Faria Zandonadi Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Solange De Faria Zandonadi
Visitante
Solange De Faria Zandonadi

Excelente opção para abrir horizontes de uma psicopedagogia inovadora , proativa no processo de ensino aprendizagem.

Priscila Gonsales
Visitante
Priscila Gonsales

Oi Solange! Que bom que gostou! Vamos fazer um lançamento no Congresso do Gife, dentro da programação aberta, se quiser, apareça, será ótimo!
https://www.facebook.com/events/664787143568138/?fref=ts

Patricia
Visitante
Patricia

Olá, o link para o material do Design Thinking para Educadores está com erro.
Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados.
Estou muito curiosa para conhecer o projeto. Já de antemão: Parabéns pela iniciativa
Obrigada
Patricia