“É possível fazer educação de qualidade sem escola” - PORVIR
ChantalS / Fotolia.com

Inovações em Educação

“É possível fazer educação de qualidade sem escola”

Tião Rocha, referência em cultura popular, espera que escolas sejam abolidas e transformadas em espaços mais desafiadores

por Redação ilustração relógio 11 de março de 2013

A escola do futuro não existirá. Ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem. Esta é a expectativa de Tião Rocha, educador, antropólogo e uma das principais referências em ensino de folclore e cultura popular. Para ele, educação se faz com bons educadores e o modelo escolar arcaico “aprisiona” e há décadas dá sinais de falência. “Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender”, defende.

E é isso que o educador tem feito nos últimos 30 anos, desde que teve “um clarão” e deixou o emprego de professor na Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) para fundar o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, organização não-governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte (MG). Na cidade de Curvelo, no sertão mineiro e capital da literatura de Guimarães Rosa (auto-proclamada pelo escritor), Tião iniciou um projeto pedagógico baseado no uso da cultura local como matéria-prima do ensino e na proposta de que a educação acontece em qualquer lugar. E foi debaixo de um pé de manga que a pedagogia da roda começou. Em círculo, as crianças discutem, avaliam e decidem a atividade do dia.

Sua proposta de uma educação mais livre já atingiu mais de 500 educadores e 20.000 crianças. O projeto é reconhecido internacionalmente e foi levado a Moçambique e Guiné Bissau. “Nós comprovamos que é possível sim fazer educação de boa qualidade sem escola, em qualquer lugar. E aprendemos também que só podemos fazer boa educação, se tivermos bons educadores. Bons educadores são aqueles que geram processos permanentes de aprendizado e não repassadores de conteúdo”, afirma. 

Autor premiado de propostas pedagógicas e livros didáticos sobre o uso do folclore e da cultura popular no ensino básico. Em 2007, Tião recebeu o prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab. Confira a entrevista concedida ao Porvir por telefone: 

As escolas e os professores estão valorizando mais cultura popular?

A percepção das observações que eu tenho é no caminho oposto. Não vejo como prática ampla. Alguns professores, algumas escolas, por iniciativa muito pessoal, dão importância para a cultura popular, mas isso não acontece como parte integrante de um sistema educacional. Sinto que ela está sendo cada vez mais substituída e, de certa forma, denegrida em função de outro conceito que é a internet, as novas mídias, a tecnologia. Há uma supervalorização dessa modernidade em detrimento das tradições. Quando os meninos vão para a escola, de onde eles vêm, o que eles aprenderam, a herança que eles trazem têm importância zero. A escola está interessada em formar tecnicistas.

Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender.

Qual é a importância de valorizar a cultura popular?

A grande questão é a ideia de as pessoas se sentirem parte integrante do território. Sentir que pertencem a algum lugar e que esse lugar está ligado e eles. Eles não estão soltos. A cultura popular e tradições trazem a identidade das pessoas para transformar indivíduos em pessoas. Esse afastamento das pessoas, da sua realidade, do seu mundo, do seu universo de tradições familiares e culturais é um problema sério de falta de fixação do indivíduo com sua identidade. Ele vira massa de manobra.

Recentemente o Rio de Janeiro inaugurou o Gente, uma escola municipal sem salas de aula, séries e carteiras ordenadas em fila. O espaço físico da escola está mudando? Como o senhor vê esse processo?

Acho que estamos caminhando, mas de forma muito lenta e atrasada, porque esta não é uma questão é nova, é bem antiga. Está muito arraigado no âmbito da sociedade, das nossas elites políticas, dos nossos dirigentes, que educação e escolarização são a mesma coisa. Há 30 anos eu me perguntava se era possível fazer educação sem escola ou debaixo de um pé de manga. Comprovamos que é possível sim fazer educação de boa qualidade sem escola, em qualquer lugar. O MEC continua produzindo cartilhas, distribuindo livros didáticos e os professores vão continuar a dar a mesma aula de sempre. As escolas vão continuar com seis aulas de matemática e nenhuma de cidadania, solidariedade ou artes. E continuarão com aulas de 50 minutos, como se todo mundo aprendesse em 50 minutos – essa imbecilidade continua presente em 2013.

Danilo Verpa e Ricardo Dolabela

 

O que precisa ser feito?

Precisamos escancarar isso. Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender. Não podemos ter um modelo como a escola, que deixa a maioria para trás, aproveita o mínimo e vai “informando” gente que não é crítica, que não pensa, que não age, que não é bom cidadão. Eu gostaria que um dia abolissem a escola. Será que nós sabemos o que colocar no lugar? Se tivermos boas referências, vamos fazer isso que está sendo feito nesse exemplo que você deu (da escola municipal do Rio de Janeiro). Não teremos escolas, teremos um galpão, um espaço de aprendizagem. Um dia vamos acabar com o MEC também. Não precisa ter Ministério da Educação, precisa ter Ministério do Conhecimento.

Vai demorar 50 anos para chegar um tablet na zona rural, e a zona urbana estará 50 anos na frente em termos de tecnologia, ou seja, nós estamos fazendo desigualdade de acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Nesse futuro que o senhor imagina, como seriam os espaços que sucederiam às escolas?

As escolas têm grades, têm currículo. É uma cadeia, uma prisão. Em vez de ela ser um espaço gerador de conhecimento, ela aprisiona conteúdos e determina que tipos de conteúdo os meninos precisam aprender – uma visão absolutamente equivocada. E para que os meninos precisam aprender isso? “Ah, é porque eles precisam vencer na vida”. Vencer na vida é o quê? É ganhar dinheiro, virar classe média alta? Se é pra ser feliz, eles tinham que ter mais música, mais poesia, mais solidariedade, e menos matemática, menos química. Eu defendo que todas as escolas, do pré-escolar ao pós-doutorado da USP, deveriam ter a mesma base curricular, a Carta da Terra. Todos deveriam estudar tudo baseado nesse documento, que pra mim foi o maior consenso que a humanidade já produziu. Um pacto com 16 artigos, de 185 países. Mais de 5.000 instituições passaram anos discutindo para chegar nisso. E ela está aí como letra morta, mais um papel.

Como o senhor avalia as tecnologias e inovações que estão chegando às salas de aula? Como usá-las de forma positiva para valorizar a cultura popular?

Acho que, de maneira geral, as tecnologias são meios e portanto estão a serviço e têm que atender uma causa. Há um avanço tão amplo nas tecnologias de informação e comunicação, os chamados TICs. Temos tanto TIC, tanto TIC, que hoje as pessoas estão tendo tique nervoso. É TIC demais. E para mim esses TICc só fazem sentido quando se transformam num “TAC”. Para cada Tecnologia de Informação e Comunicação, deveria haver uma Tecnologia de Aprendizado e Convivência. A grande questão é como transformar isso em um instrumento de aproximar e produzir solidariedade e compreensão nas pessoas. Vai demorar 50 anos para chegar um tablet na zona rural, e a zona urbana estará 50 anos na frente em termos de tecnologia, ou seja, nós estamos fazendo desigualdade de acesso às tecnologias de informação e comunicação.


TAGS

competências para o século 21, desescolarização, novos espaços, tecnologia

34
Deixe um comentário

avatar
500
33 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
34 Autores
Erika PradoPaula CaroleiShirley Maria de OliveiraAnonimoget a best cruises dresses Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
valdir sakamoto
Visitante
valdir sakamoto

Eu conheci o mestre Tião Rocha num curso que fiz em Pirenópolis, no IPEC. Fiquei impressionado com a sua simplicidade e com as “casas dos saberes”, tanto, que me decidi a ser uma casa do saber ambulante. Como sei fazer algumas dobraduras de papel com movimento, por onde passo, vou fazendo minhas dobraduras e carinhosamente distribuindo ou ensinando às pessoas, além de contar algumas histórias e queria agradecer publicamente ao mestre por ter compartilhado o… Ler mais »

Flávia Carvalho
Visitante
Flávia Carvalho

Tião Rocha é um grande educador brasileiro! Maravilhoso, importante e abrangente o seu trabalho!

ANA MARIA CREMONESI
Visitante
ANA MARIA CREMONESI

Parabens, qtas crianças serão incluídas se mudarmos a forma da educação !

Cristina Martins
Visitante
Cristina Martins

Também tive a oportunidade de conhecer esse educador incrível, fiquei fascinada com suas palavras. Hoje posso compreender melhor tudo o que ouvi dele naquela palestra e tenho a esperança de poder contribuir para essa educação que ele prega.

Ana Lopes
Visitante
Ana Lopes

concordo que não precisamos de escolas para educar bem, e que as atuais mais atrapalham que ajudam. Mas daí a dizer que não precisamos de livros… hummm
Talvez não precisemos “só” de livros, mas eles ainda são o principal suporte da cultura e do conhecimento acumulados pela humanidade!

Priscila Lima Pedrassani
Visitante
Priscila Lima Pedrassani

Fiquei muito contente em receber no meu facebook agora esta matéria. Fiquei pensativa e mais experançosa. Tenho muita vontade de lecionar desta maneira, mas quando tentamos sair no sistema da e na escola, somos boicotadas, vistas como professoras que não produzem (no papel), que não sabem colocar ordem nos alunos e muitas vezes nos é pedido para mudar o método. Pois aqui quero dizer a vocês…eu não vou disistir, pois aos poucos o meu trabalho… Ler mais »

FLAVIA
Visitante
FLAVIA

Que linda! Parabéns!!!!! Continue firme nos seus propósitos!!!!!!!

Schrley Schramm
Visitante
Schrley Schramm

Perfeito! Eu chamo de Aprendência, Tinha que ser, projetos ousados que reexistem precisa ser divulgado, para começarmos a instituir novos conceitos novas práticas nesse século. E parece que chegou a hora da educação se transformar, uma urgência mais que atrasada, então parabenizo de estar sendo uma ponte nessa rede de conexão, qui çá uma sinapse, uma possibilidade de se fazer enxergar como a educação foi conduzida de forma errada. Gracias, gracias guerreiros da evolução, a… Ler mais »

val
Visitante
val

A idéia é interessante. Mas deve ser avaliada e bem trabalhada, pois livros são importantes sim, convivência, tecnologia, ter paredes em determinado momento, retirá-las em outros, arte, esporte, lazer, ecologia, conhecimentos e EDUCAÇÃO sim. O modelo atual de escola é falido, já que os alunos não aprendem, passam de ano. Isto todos sabemos. Então são necessárias novas bases de ensino. E esta é uma idéia a ser considerada, como outras várias.

Suzana Granato
Visitante
Suzana Granato

Grande mestre!

Cintia Costa
Visitante
Cintia Costa

Grande Mestre Tião Rocha!
Meu trabalho com educação acabou de mudar de rumo depois de ter conhecido a pedagogia da roda do Tião. Agradeço a minha amiga Brijha por ter me mostrado uma verdadeira resposta para minha vida profissional. :-)

Marcos Dantas
Visitante
Marcos Dantas

Por que não, o mestre Tião Rocha ser o ministro da Educação no Brasil(…)?!
Necessitamos de gente com visão revolucionária. A mesmice já provou nestes 500 anos de Brasil que urge uma mudança urgente no sistema educacional brasileiro. Educação de ‘gabinete’ ficou ultrapassada diante da tese do professor Tião Rocha.

get a best cruises dresses
Visitante
get a best cruises dresses

Heya i am for the first time here. I found this board and I find It really useful it helped me out much. I hope to give something back and help others like you helped me.

get a best cruises dresses
Visitante
get a best cruises dresses

Heya i am for the first time here. I found this board and I find It really useful it helped me out much. I hope to give something back and help others like you helped me.

FERNANDO JOFFILY
Visitante
FERNANDO JOFFILY

Gostaria de poder manter contato com o Tião. Se possível, mande-me o seu e-mail. Grato,

Corisco.

Shirley Maria de Oliveira
Visitante
Shirley Maria de Oliveira

Muito triste ver o que a escola vem fazendo com os meninos, aprisionando seus corpos, alienando seus pensamentos, conduzindo seus movimentos. Formata, aprisiona, cerceia. Mais triste ainda é você estar dentro deste sistema e não conseguir transformar. O que falta não são recursos, verbas ou materiais. Falta educador mais sensível e comprometido com a infância e com a alegria das crianças, falta empenho, generosidade, simplicidade e compromisso. Hoje fiquei observando as crianças e seus professores… Ler mais »

FERNANDO JOFFILY
Visitante
FERNANDO JOFFILY

Gostaria de poder manter contato com o Tião. Se possível, mande-me o seu e-mail. Grato,

Corisco.

Shirley Maria de Oliveira
Visitante
Shirley Maria de Oliveira

Muito triste ver o que a escola vem fazendo com os meninos, aprisionando seus corpos, alienando seus pensamentos, conduzindo seus movimentos. Formata, aprisiona, cerceia. Mais triste ainda é você estar dentro deste sistema e não conseguir transformar. O que falta não são recursos, verbas ou materiais. Falta educador mais sensível e comprometido com a infância e com a alegria das crianças, falta empenho, generosidade, simplicidade e compromisso. Hoje fiquei observando as crianças e seus professores… Ler mais »

Anonimo
Visitante
Anonimo

Simpatia para trazer a pessoa amada de volta ( só faça se estiver certeza da sua decisão) ? PARA AMARRAR A PESSOA AMADA  Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha das Sete Encruzilhadas vá até ONDE ESTIVER (L.M.G) e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, que assim seja, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes da água, invoco as Treze Almas Benditas pela força dos… Ler mais »

Anonimo
Visitante
Anonimo

Simpatia para trazer a pessoa amada de volta ( só faça se estiver certeza da sua decisão) ? PARA AMARRAR A PESSOA AMADA  Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha das Sete Encruzilhadas vá até ONDE ESTIVER (L.M.G) e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, que assim seja, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes da água, invoco as Treze Almas Benditas pela força dos… Ler mais »

Camila Faria
Visitante
Camila Faria

Tenho muitas duvidas a respeito da Escola Livre, na verdade sem conhecer esta forma de aprendizado na teoria, já o praticava na escola na qual dou aula. É muito difícil lutar contra este sistema que temos hoje implantado nas escolas públicas e sei como meus alunos se sentem com toda a repressão que sofrem. Por isso decidi adotar um método muito mais leve e livre mesmo. Porém, sempre esbarro com as burocracias e desgastes da… Ler mais »

Camila Faria
Visitante
Camila Faria

Tenho muitas duvidas a respeito da Escola Livre, na verdade sem conhecer esta forma de aprendizado na teoria, já o praticava na escola na qual dou aula. É muito difícil lutar contra este sistema que temos hoje implantado nas escolas públicas e sei como meus alunos se sentem com toda a repressão que sofrem. Por isso decidi adotar um método muito mais leve e livre mesmo. Porém, sempre esbarro com as burocracias e desgastes da… Ler mais »

http://gremare.org
Visitante
http://gremare.org

After I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment
is added I recieve 4 emails with the exact same comment.
There has to be a means you can remove me from that service?
Many thanks!

electricity business rates
Visitante
electricity business rates

A motivating discussion is definitely worth comment.

There’s no doubt that that you should write more on this subject, it
may not be a taboo matter but generally people don’t
discuss such topics. To the next! Cheers!!

business-electricity-price-comparison.co.uk
Visitante
business-electricity-price-comparison.co.uk

This is my first time pay a visit at here and i am in fact impressed to read all at single place.

Paulo Roberto amaral
Visitante
Paulo Roberto amaral

Olá meu Querido…
Sou professor de Física e Matemática em Teófilo Otoni e a muito acompanho seus trabalhos e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho no Vale do rico Jequitinhonha!

Sophie
Visitante
Sophie

I every time used to read paragraph in news papers but now as I am a user of net therefore from now I am using net for articles, thanks to web.

José Henrique Costa
Visitante
José Henrique Costa

Para garantir o sucesso da educação é preciso que uma empresa sólida esteja por trás desse modelo de negócio. É o caso do Qualificare, que traz a marca do IESDE BRASIL S.A. Com 14 anos de experiência na produção de videoaulas, livros e apostilas, o IESDE BRASIL é uma empresa pioneira em sistemas de ensino a distância. São inúmeros cursos, preparatórios e materiais de apoio que, juntos, já ajudaram a mudar a vida de mais… Ler mais »

http://socialbutterflymarketingpdx.com
Visitante
http://socialbutterflymarketingpdx.com

You ought to be a part of a contest for one of the most
useful websites online. I’m going to recommend this site!

business electricity comparisons
Visitante
business electricity comparisons

I think the admin of this web site is genuinely working hard in favor of his web page,
because here every material is quality based material.

commercialelectricityrates.co.uk
Visitante
commercialelectricityrates.co.uk

Good day! Do you use Twitter? I’d like to follow you if
that would be ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.

Paula Carolei
Visitante
Paula Carolei

Infelizmente esse educador apesar de muito lúcido nas suas colocações e na grandeza dos seu trabalho e essa veiculo aqui não percebe o grande mal que estão propagando com esse discurso. Inclusive a manchete é perversa. Concordo plenamente com os novos espaços de aprender e venho trabalhado e lutado por isso, também concordo com os problemas que a escola hoje enfrenta e de o discurso ruim que corre por seus corredores. mas há muitos interesses… Ler mais »

Paula Carolei
Visitante
Paula Carolei

Infelizmente esse educador apesar de muito lúcido nas suas colocações e na grandeza dos seu trabalho e essa veiculo aqui não percebe o grande mal que estão propagando com esse discurso. Inclusive a manchete é perversa. Concordo plenamente com os novos espaços de aprender e venho trabalhado e lutado por isso, também concordo com os problemas que a escola hoje enfrenta e de o discurso ruim que corre por seus corredores. mas há muitos interesses… Ler mais »

Erika Prado
Visitante
Erika Prado

Demais essa entrevista!! Penso exatamente igual e adoro muito a visão do Tião!