Ensino militar será implantado em duas escolas de Roraima
por Redação 23 de março de 2016
As escolas Professora Elza Breve de Carvalho e Luiz Ritler Brito de Lucena, ambas da rede estadual de Roraima, irão adotar o método do ensino militar. Segundo Marcelo Campbell, secretário estadual de educação, as duas unidades foram escolhidas por apresentarem altos índices de violência. Segundo ele, as escolas ficam localizadas em bairros violentos. “Antes de serem militarizadas, colocamos monitores militares nas duas unidades e vimos que já diminuiu a questão da violência. Acreditamos que daqui a um ano a realidade da própria comunidade será outra”.
O coronel Adelson Filgueira, da Polícia Militar de Roraima, será o diretor da escola Elza Breves. Segundo ele, com a implantação do Ensino Básico Militar (EBM), os professores terão “melhores condições de trabalho”, uma vez que a doutrina militar prima pela disciplina.
O secretário de educação explica que a parte pedagógica das escolas ainda será tratada pela Secretaria da Educação. “A PM entra com a parte disciplinar da escola e com as novas regras”, defendeu ele. Ainda segundo Campbell, houve um grande interesse das famílias para matricular seus filhos nas duas unidades. Os alunos já matriculados têm direito a rematrícula. Entretanto, aos novos será aberto um processo seletivo.
Leia a matéria original em Folha Web