Estudos buscam soluções para evasão no ensino superior
por Redação 27 de dezembro de 2018
Assim como acontece na educação básica, a evasão de alunos nas universidades, principalmente nos cursos a distância, é um dos desafios para gestores, sejam eles de instituições públicas ou privadas de ensino superior. Para evitar o abandono, três grupos apresentaram durante o 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) trabalhos que buscam analisar o tema a fundo.
O grupo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do pesquisador Ricardo Marcacini, desenvolveu o trabalho com base em dados que a instituição colhe dos estudantes para predizer quais aqueles que correm maior risco de evasão.
Na mesma linha, a solução oferecida pelo projeto do professor Luciano Emílio Hack, da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi analisar os dados e propor ações motivadoras de imediato com os alunos.
O foco dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi entender o que gera desânimo nos estudantes de ambientes virtuais.
Leia a matéria original em Capes