Festival de Cinema Infantil reúne filmes online com recursos de acessibilidade - PORVIR
Cena do filme "Sobre amizades e bicicletas"/Divulgação

Inovações em Educação

Festival de Cinema Infantil reúne filmes online com recursos de acessibilidade

Com filmes disponíveis gratuitamente no site até 5 de maio, o FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil) também oferece a professores das sessões presenciais material de apoio para trabalhar em sala de aula

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 9 de abril de 2024

O cinema, além do entretenimento, tem um importante papel educativo. Professores podem unir as propostas dos filmes aos seus planos pedagógicos e ampliar o debate sobre diferentes temas com os estudantes. E essa é uma das principais propostas do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil), com produções voltadas a crianças entre 4 e 12 anos de idade. Nesta 21ª edição, que é realizada até o dia 5 de maio, serão exibidos 85 curtas e longas-metragens brasileiros, em sessões presenciais no Rio de Janeiro (RJ), sendo que 72 deles estão disponíveis online e gratuitamente

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Com um cadastro simples no site do Festival, é possível filtrar os filmes por idade e gênero. Ao final de cada exibição, é possível avaliar o filme e participar da votação popular. O Porvir selecionou cinco títulos com acessibilidade para apoiar o debate e ampliar propostas de atividades para professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Basta clicar no título para assistir no site oficial do FICI.

Sobre amizades e bicicletas

(2022, 12 minutos)
Recomendação etária: + de 6 anos
Direção: Julia Vidal
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos

Sinopse: Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade. Neste vídeo, a diretora e roteirista Julia Vidal conta a trajetória do curta-metragem, um bom ponto de partida para falar sobre como fomentar a diversidade e o respeito às pessoas com deficiência.

Trailer do filme “Sobre amizade e bicicletas”

Quintal

(2022, 15 minutos)
Recomendação etária: + de 6 anos
Direção: Mariana Netto
Acessibilidade: Audiodescrição

Sinopse: A animação musical traz a história de Diadorim, uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul. Juntos, eles constroem amizade e liberdade em um terreno abandonado, esquecido pela cidade grande. Inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, mais especificamente na poesia “Tributo a João Guimarães Rosa”. O curta-metragem é o primeiro projeto autoral do Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e pode apoiar o debate sobre a poesia e a obra de Manoel de Barros.

Trailer do curta-metragem “Quintal”

Maréu

(12 minutos, 2023)
Recomendação etária: 0 a 5 anos
Direção: Nicole Schlegel
Acessibilidade: Audiodescrição

Sinopse: A menina Maréu tem uma concha do mar bem grande e só consegue dormir com ela ao ouvido. Quando a concha cai e quebra, a criança busca ajuda do Mar e do Céu para reencontrar o som das ondas e voltar a dormir. Voltada à primeira infância, a animação desperta conversas sobre segurança e confiança.

Trailer da animação “Maréu”

Felícia e os super-resíduos do bem

(12 minutos, 2023)
Recomendação etária: + de 6 anos
Direção: Laly Cataguases
Acessibilidade: Libras

Sinopse: Uma aventura sustentável contra o lixo ambiental. Felícia, de 8 anos, é ativista ambiental e cria seus próprios brinquedos com materiais reciclados. Um misterioso meteoro cai na cidade e seus heróis de brinquedo criam vida. Mas o artefato dá vida também a um terrível vilão, o General Chorume. O desenho aborda a importância de inserir o debate sobre sustentabilidade e descarte correto do lixo com as crianças desde cedo.

Trailer da animação “Felícia e os super-resíduos do bem”

Lulina e a Lua

(14 min, 2023)
Recomendação etária:
+ de 6 anos
Direção: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos
Acessibilidade: Audiodescrição

Sinopse: Lulina desenha seus maiores medos sobre o branco infinito do solo da Lua. Magicamente, suas ilustrações ganham vida, revelando que os monstros que assombram seus pensamentos são, na verdade, menos aterrorizantes do que a sua imaginação os pintava. Com as crianças menores, pode estimular o papo sobre imaginação e segurança.

Trailer da animação “Lulina e a Lua”

As sessões presenciais do FICI são realizadas no Estação Net Gávea, nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril, e no Estação NET Rio, localizado em Botafogo, de 25 a 28 de abril. A programação inclui três estreias: “Teca e Tuti – Uma noite na Biblioteca”, “Placa Mãe” e “Era uma Era”. Após cada sessão, os professores receberão um caderno pedagógico desenvolvido para facilitar a discussão em sala de aula sobre os temas abordados nos filmes.

Relacionadas

Material gratuito traz recomendações para criar uma escola anticapacitista

ACESSAR

Educação inclusiva: conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis para aplicar na escola

ACESSAR

20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

ACESSAR

TAGS

cultura, educação inclusiva, primeira infância

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x