Kahoot! lança jogo para apoiar a alfabetização de maneira divertida - PORVIR
Crédito: Divulgação

Inovações em Educação

Kahoot! lança jogo para apoiar a alfabetização de maneira divertida

Aplicativo teve apoio de comunidade de especialistas brasileiros para adaptar o conteúdo para o português

por Redação ilustração relógio 29 de setembro de 2021

O Kahoot!, plataforma norueguesa que é usada por professores da educação infantil ao ensino superior na hora de criar questionários interativos, agora também conta com um jogo em português para apoiar a alfabetização.

Chamada de Kahoot! Poio Read, a ferramenta é destinada a crianças de 3 a 8 anos de idade. Ao cumprir diferentes atividades, a criança ajuda um duende, chamado Poio, a aprender a ler o livro de estórias que ele roubou dos insetos das letras (personagens conhecidos como ‘readlings’) em um lugar mágico chamado Straw Island (Ilha do Canudo). Ao cumprir essa jornada, a criança completa o livro de estórias e desenvolve habilidades para lê-lo de volta a quem quiser, seja um colega, professor ou familiar.

Acompanhando uma tendência entre as plataformas de aprendizagem, o Kahoot! Poio Read possui uma tecnologia adaptativa, ou seja, se adapta às habilidades de leitura da criança, e mostra-lhe os desafios que pode concluir, aumentando sua motivação avançar e continuar aprendendo.

Para estimular ainda mais a aprendizagem, quando a criança conclui o jogo também recebe um diploma personalizado, como reconhecimento de sua conquista ao desbloquear seus superpoderes de palavras. Se desejar, o educador ou a família pode imprimir o diploma.

“Ao lançar o Kahoot! Poio Read em português, queremos incentivar mais pais brasileiros a apoiarem seus filhos durante todo o processo de aprendizagem da leitura em sua língua nativa e em seu próprio ritmo”, ressalta Sean D’Arcy, vice-presidente da Kahoot! At Home and School.

Para traduzir e adaptar o conteúdo ao Brasil, o Kahoot! trabalhou em parceria com um grupo de linguistas e fonoaudiólogos locais, que elaborou listas de palavras baseadas em seus conhecimentos profissionais. Esses linguistas internacionais e professores universitários também trouxeram recomendações sobre como pronunciar fonemas em português (brasileiro).

Com o Poio Read adicionado às outras funcionalidades do aplicativo, nos últimos 12 meses o Kahoot! registrou mais de 1,8 bilhão de usuários em todo o mundo e mais de 5 bilhões de jogadores cumulativos desde seu lançamento em 2013. Em 2019, o aplicativo foi escolhido o vencedor de ouro como Melhor Jogo de Aprendizado pelo Learning Technologies Awards (Reino Unido) e o ganhador do Prêmio de Ouro de Aplicativos e Software para idades de 5 a 8 anos pelo Mom’s Choice Awards (Estados Unidos).

Onde encontrar
A versão Freemium Kahoot! Poio Read (gratuito, porém, que passa a ser paga para liberar todas as funcionalidades) está disponível para download no Google Play Store e App Store. Planos de assinatura anuais custam até de R$ 249,90.


TAGS

aplicativos, leitura

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x