Kit de biologia de baixo custo permite aprender conceitos de DNA na prática
por Redação 2 de agosto de 2018
Para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos de biologia, pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e da Northwestern University criaram kits educacionais que podem ser usados para realizar experimentos com DNA, produzir proteínas brilhantes, aromas ou outros fenômenos facilmente observáveis.
Os professores poderiam usar os kits BioBits para demonstrar conceitos-chave, como o DNA é traduzido em proteínas, ou os alunos poderiam usá-los para projetar seus próprios circuitos de biologia sintética, dizem os pesquisadores.
Os novos kits não contêm células vivas, mas componentes celulares congelados sob vácuo, o que os torna baratos, de longa duração e acessíveis a qualquer sala de aula, mesmo em escolas com poucos recursos. Esse tipo de experiência permite aos estudantes variar a quantidade de DNA, o tempo de incubação e a temperatura da reação, ajudando-os a compreender em primeira mão o “dogma central” da biologia: como a informação codificada pelos genes flui do DNA para o RNA e para as proteínas.
Leia a matéria original em MIT News