Livro gratuito para escolas retrata as infâncias amazônicas - PORVIR
Crédito: Araquém Alcântara / Divulgação

Inovações em Educação

Livro gratuito para escolas retrata as infâncias amazônicas

E-book com imagens do fotógrafo Araquém de Alcântara apresenta infância amazônica de quinze crianças. Material pode ser baixado gratuitamente ou solicitado por escolas em formato impresso

por Redação ilustração relógio 22 de março de 2024

Como é viver a infância na Amazônia? Quem responde a essa pergunta são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, no livro “Amazônia das Crianças“, lançado pelo C6 Bank em parceria com a Mastercard. Por meio de relatos inspirados em lendas e no cotidiano da região, elas trazem um olhar das infâncias de seis estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima.

“A vida começa bem cedo na aldeia, assim que o sol acorda. Nessa hora eu já pulo da rede e me mando pra fora da oca. Um assobio e Kaory já aparece. Ele é meu melhor amigo”, conta Raoni, de 8 anos, que vive no Parque indígena do Xingu, no Mato Grosso. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Com fotos do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, a obra traz textos do jornalista Morris Kachani e conta com ilustrações do artista Angelo Abu. Além dos relatos das crianças, o projeto também conta com um versão para escolas, contendo contextos social, econômico, histórico e ecológico. 

“Poucas pessoas conhecem a Amazônia que essas crianças veem. Por isso, o livro dá voz a elas. É uma visão única. O que é muito importante, porque são justamente as crianças que vão liderar a preservação da floresta. O futuro passa pela educação das crianças agora. Para que haja futuro”, diz Araquém Alcântara, que durante o projeto produziu cerca de 10 mil imagens — 300 delas foram publicadas nos dois livros que compõem o box.

Voltado para a educação infantil, escolas interessadas em utilizar o material podem fazer a solicitação do livro em versão impressa no site da organização promotora. Todavia, tanto o livro quanto o guia de navegação estão disponíveis em PDF no site da instituição, com acesso gratuito. 

“A literatura e a fotografia são uma ferramenta poderosa para estimular a consciência ambiental nas crianças. Por isso, além de viabilizar o livro, queríamos que ele chegasse nas escolas e nas famílias do país inteiro”, diz Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank.

A expedição para a produção do material durou 93 dias e a equipe participou do Quarup, ritual em homenagem aos mortos, passou pelo Parque Indígena do Xingu e chegou até Oiapoque, última cidade do Norte brasileiro. “Nosso grande desafio foi produzir um conteúdo em que as crianças da Amazônia dialogassem com meninos e meninas do mundo”, conta o jornalista Morris Kachani.

Para fazer o download do livro clique aqui. 


TAGS

educação ambiental, educação infantil

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x