Menina de 10 anos cria prótese de braço que lança glitter
por Redação 4 de abril de 2016
No alto de seus 10 anos, tudo o que Jordan Reeves queria era lançar glitter. Para isso, ela criou uma base que serve de suporte para cinco canhões de glitter. Quando ela encaixa a base no seu braço e puxa uma cordinha, os reservatórios disparam, espalhando brilho por aí. Ela batizou a ideia de Projeto Unicórnio.
“E se a falta de um membro fosse visto como uma tela em branco, em vez de uma deficiência?”. Esse foi o anúncio do Superhero Cyborg, o programa que possibilitou a Jordan criar seu lançador de glitter.
Realizado em São Francisco no ano passado, a ideia do trabalho era incentivar que jovens de 10 a 15 anos que não tivessem braços ou mãos criassem próteses a partir da própria imaginação, usando uma impressora 3D. Durante o trabalho, os participantes aprenderam mais sobre eletrônica, design e moldes de plástico.
Outro diferencial do projeto era produzir próteses próprias para seus usuários. Na maioria das vezes, as próteses são produzidas em escala industrial, o que dificulta que sejam adaptáveis às necessidades de cada usuário. No Superhero Cyborg, os projetos foram feitos a partir de moldes tirados dos próprios participantes.
Leia a matéria original em Superinteressante