Metade das escolas indígenas não tem material específico
por Redação 28 de abril de 2016
Segundo o Censo Escolar de 2015, do Ministério da Educação (MEC), somente 53,5% das escolas indígenas têm material específico para o grupo étnico. Isso significa que pouco menos da metade dos alunos indígenas estudam com material específico para sua história.
Essa realidade não deveria ser tão comum – como os especialistas dizem que é – se a quantidade de indígenas no Brasil for considerada. Segundo o censo demográfico de 2010, 0,47% da população é de índios. Ao todo, são 817.963 habitantes, que pertencem a 305 etnias e falam 274 línguas.
Segundo a superintendente do programa Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, a educação indígena apresenta os mesmos desafios [de inclusão escolar, desempenho e evasão] da educação básica. “O grau de dificuldade é ainda maior pela especificidade de atendimento a essas populações”. Ela destaca ainda que a grande diversidade dos grupos é mais uma dificuldade a ser vencida.
Um exemplo claro é da aldeia Sowaintê, em Rondônia. Como não há material específico para esse grupo, ele usa livros didáticos dos tupinambá, da Bahia.
Leia a matéria original em Exame