Como debater conquistas e direitos das mulheres em um projeto escolar - PORVIR
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Inovações em Educação

Como debater conquistas e direitos das mulheres em um projeto escolar

Roteiro pedagógico apresenta uma atividade prática para promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres com a turma do ensino médio

por Redação ilustração relógio 27 de fevereiro de 2024

Datas comemorativas são importantes para comemorar grandes feitos históricos. Mas não basta tratar de temas sociais e políticos apenas uma vez por ano: é preciso que o debate nas escolas seja constante e esteja difundido entre diferentes disciplinas. Que tal comemorar o mês das mulheres, por exemplo, debatendo seus direitos e conquistas?

É o que propõe o material “Mulheres em foco: caminhos para equidade”. Construído pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, em parceria com o Porvir, o roteiro pedagógico disponível gratuitamente para download apresenta uma atividade prática para promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres com a turma do ensino médio.

Com origens nas manifestações no início do século 20, que reivindicavam melhores condições de trabalho e direito ao voto, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, para homenagear as lutas feministas por igualdade e respeito. O dia 8 de março foi escolhido justamente pelo caráter histórico: em 1911, funcionárias de uma fábrica em Nova York (EUA), entraram em greve, exigindo melhorias nas condições de trabalho e concessão de direitos eleitorais e trabalhistas para as mulheres.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Proposta central

O roteiro pedagógico “Mulheres em foco: caminhos para equidade” oferece material de apoio que pode ser aplicado durante 10 aulas, para que os estudantes se coloquem no lugar de quem desenha projetos e políticas públicas para garantir os direitos das mulheres e promover ações de conscientização, como Ministério, Câmara dos Deputados, secretarias municipais e organizações da sociedade civil. 

Durante o desenvolvimento do projeto, os professores podem organizar o trabalho em torno de seis passos: investigação, definição do problema, ideação, planejamento, execução e socialização, todos detalhados no e-book. 

São oferecidas atividades dinâmicas durante a jornada, como a construção de um jogo de cartas com a linha do tempo dos direitos das mulheres (baseada no infográfico disponível no site da Fundação FHC), elaboração de estatísticas, dados e exemplos sobre desafios reais. São diferentes possibilidades para serem construídas até a etapa final, com a socialização do trabalho desenvolvido – que pode acontecer por meio de apresentações e exposições.

Recomenda-se que o professor utilize rubricas para avaliação, com critérios claros e específicos. O material também detalha como fazê-las, bem como aplicar critérios de avaliação processual. 


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, educação mão na massa, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x