Livros, filmes e planos de aula para celebrar Nelson Mandela - PORVIR
Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil

Inovações em Educação

Livros, filmes, músicas e planos de aula para celebrar o legado de Nelson Mandela

Os ensinamentos de Mandela, que se refletem na luta pelo direito à educação, seguem inspirando a todos. O Porvir selecionou materiais para apoiar o debate sobre a vida e a obra do ex-presidente sul-africano

por Ana Luísa D'Maschio / Ruam Oliveira ilustração relógio 18 de julho de 2023

Símbolo mundial na luta contra o racismo, Nelson Mandela (1918-2013) também é uma das personalidades mais lembradas quando o assunto é direito à educação. O ex-presidente sul-africano “dedicou sua vida a serviço da humanidade”, como descreveu a ONU (Organização das Nações Unidas), e difundia sua crença no poder transformador do ensino. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” tornou-se uma de suas definições mais célebres em favor da igualdade e dos direitos humanos.

Carinhosamente chamado pelos sul-africanos de Madiba (nome do clã Thembu ao qual Mandela pertence), Tata (palavra que significa “pai”) ou Khulu (“avô”, também em xhosa), Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Mvezo e passou a infância em Qunu, onde foi o primeiro da família a frequentar a escola. Cresceu envolvido pelo respeito à cultura ancestral por meio da tradição oral: depois do jantar, costumava ouvir sua mãe e suas tias contarem histórias e fábulas, e aprendeu com o seu povo a importância das leis e da disciplina pelas lições ouvidas. 

Ao chegar à escola primária, de um único cômodo, com telhado de zinco e chão de terra, as crianças tradicionalmente ganhavam nomes ingleses. Ali, Rolihlahla Dalibhunga Mandela passou a ser chamado de “Nelson”, em homenagem ao oficial britânico Horatio Nelson (1758-1805)

Em 1939, Mandela ingressou no curso de direito na Fort Hare, a primeira universidade da África do Sul a ministrar cursos para negros. Expulso por se envolver em protestos estudantis, mudou-se para Joanesburgo e concluiu a graduação na Universidade de Witwatersrand. Também se tornou bacharel em Artes, pela Universidade da África do Sul.

Preso por 27 anos por se opor ao apartheid (regime de segregação racial do país), que impunha a separação entre negros e brancos em espaços públicos entre 1948 e meados dos anos 1990, ao ser libertado repetiu a frase dita ao juiz que o condenou trinta anos antes: “Eu estou disposto a morrer pela minha convicção”. Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito presidente da África do Sul no ano seguinte (leia aqui seu discurso de posse). Permaneceu no poder até 1999. Esteve no Brasil duas vezes, uma delas para receber o título de Doutor Honoris Causa pela UnB (Universidade de Brasília).

Escolas e universidades mundo afora levam seu nome. E o legado de Mandela também não deve ficar longe da sala de aula. Estabelecido pela ONU em 2009, 18 de julho é o Dia Internacional de Nelson Mandela, além de ser sua data de nascimento. O Porvir selecionou uma série de materiais para quem deseja conhecer melhor o legado de Madiba e quer levá-lo para as práticas pedagógicas. Confira:

Educação infantil: livro “Vozes da EMEI Nelson Mandela”
A obra, gratuita e disponível em PDF, traz um perfil da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Nelson Mandela, em São Paulo (SP). A escola, pioneira ao implementar a Lei 10.639 no município, em 2008, é reconhecida nacionalmente pelo trabalho com a educação antirracista. Clique aqui para baixar o livro, escrito e organizado por Cibele Racy, que foi gestora da unidade por 15 anos.

Ensino fundamental 2: Atividades inspiradas no livro “O menino Nelson Mandela”
Na biografia “O menino Nelson Mandela” (Editora Melhoramentos, 2017), a jornalista italiana Viviana Mazza foca na infância e na adolescência do líder sul-africano. No site “Na aula de português”, das professoras Aline Câmara e Jaqueline Souza, estão disponíveis uma série de planos de aula e um deles trata especificamente do livro.

Ensino fundamental 2: Atividades baseadas no filme “Invictus”
O filme tem forte apelo aos adolescentes e pré-adolescentes e aborda uma temática que pode desencadear atividades em várias disciplinas das ciências humanas e até mesmo da educação física. Historiadora e formadora de professores em audiovisual, Claudia Mogadouro sugere um plano de aula bastante completo para ser adotado após a exibição do longa-metragem.

Ensino fundamental 2: Violência racial e o apartheid
O plano de aula da Nova Escola, previsto para ser realizado em 50 minutos com as turmas do 8º ano, também debate as consequências do Apartheid. A palavra na língua africâner significa “separação” e seu regime foi implantado pelo primeiro-ministro Daniel François Malan em 1948, perdurando por mais de quatro décadas.

Ensino médio: Atividades sobre o apartheid
Como o regime de segregação racial impactou o cotidiano dos sul-africanos? Este plano de aula do UOL Educação sugere o debate sobre o contexto histórico e sua relação com o presente.

Gente pequena, grandes sonhos. Nelson Mandela
Autora: María Isabel Sánches Vegara
Editora Catapulta Júnior, 2023

Um livro para introduzir as crianças à história do líder africano, que mostra Mandela ainda criança. Com ilustrações e linguagem acessível, o título faz parte da coleção “Gente pequena, grandes sonhos”, que conta a trajetória de personalidades importantes de todo o mundo, representando-os ainda na infância.

Vovô Mandela
Autores: Zazi Mandela, Ziwelene Mandela e Zindzi Mandela
Editora V&R, 2018

Duas crianças – Zazi e Ziwelene – estão curiosas para saber quem é o homem de quem tanto fala sua avó Zindzi Mandela. Enquanto fazem perguntas, as crianças dão aos leitores a chance de conhecer um pouco mais sobre a importante figura política que foi Nelson Mandela. O livro foi escrito pela família de Mandela: seus bisnetos Zazi Mandela e Ziwelene Mandela, em parceria com a filha, Zindzi.

Mandela: O africano de todas as cores
Autor: Alain Serres
Editora Pequena Zahar, 2013

Incluída no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) Literário, esta obra traz a história de Mandela de maneira informativa e de fácil entendimento, com ilustrações e material de apoio como conteúdo de pesquisa, palavras-chave, fotos, um mapa e a história do sul-africano contada de maneira cronológica.

Há ainda uma videoaula e um manual do professor, ambos produzidos pela Editora Zahar, responsável pela publicação.

Mandela – Nelson Mandela (Editora Mostarda, 2019) – Coleção Black Power

Abordando a infância, formação e trabalho na defesa dos direitos humanos, este livro conta a história de Nelson Mandela de maneira leve e divertida. A obra faz parte da Coleção Black Power, que traz outras histórias de personalidades negras importantes da história brasileira e mundial. A obra também está disponível em braille.

Conversas que tive comigo (Editora Rocco, 2010)
Com prefácio escrito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, este livro traz um relato pessoal do ícone da luta contra o Apartheid. Com reflexões sobre diversos temas, a obra traz desde anotações e discursos até rascunhos de cartas escritas por Mandela.

Longa caminhada até a liberdade (Editora Nossa Cultura, 2012)
Este livro se tornou um recordista de vendas no mundo inteiro. Por meio de suas memórias, Nelson Mandela constrói uma narrativa potente não apenas sobre a própria vida, como também sobre diversos momentos importantes vividos pela África do Sul como, por exemplo, a corrida pela primeira eleição presidencial multirracial do país. A edição em português conta com prefácio do sociólogo e ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

Cartas da prisão de Nelson Mandela (Editora Todavia, 2018)
A única coletânea autorizada e autenticada com as cartas que o líder político escreveu ao longo das duas décadas em que esteve preso. Quando condenado à prisão, se comunicar por meio dessas correspondências era o único jeito de criar os cinco filhos e conversar com a própria família. As cartas trazem um vasto material sobre a vivência de Mandela na prisão de maneira profunda e inspiradora. O prefácio do livro é assinado por sua neta, Zamaswazi Dlamini-Mandela.

Especial da Rede Globo, “Falas Negras” traz depoimentos e discursos históricos de pessoas que lutaram por causas raciais e pela liberdade desde 1600 até os dias atuais. O ator Bukassa Kabengele, congolês naturalizado brasileiro, interpreta Nelson Mandela.

Compilação de discursos na ONU
Este vídeo traz um compilado de falas de Nelson Mandela na ONU (Organização das Nações Unidas), incluindo seu importante discurso contra o Apartheid, feito em 1990, e a apresentação na Assembleia Geral da ONU como primeiro presidente negro democraticamente eleito na África do Sul.

Centenário de Nelson Mandela
Este vídeo do canal Nerdologia, fundado pelo divulgador científico Átila Iamarino, traz um apanhado geral sobre a trajetória do líder político e um pouco do contexto sul-africano quando ele se tornou presidente.

 

As origens e o legado da luta contra o apartheid na África do Sul
Neste vídeo, o jornal Nexo apresenta o contexto democrático do país de Nelson Mandela, quais foram os entraves que enfrentou e percursos até o fim do apartheid.

Silverton: Cerco Fechado (Mandla Dube, 2022)
O longa apresenta uma história ocorrida durante a luta anti-apartheid. Três ativistas ocuparam um banco em Pretória, África do Sul, onde fizeram 25 pessoas reféns sob a exigência de liberação de Nelson Mandela, que estava preso devido à atuação contra a segregação do país.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h41
Netflix

Mandela: Longo caminho para a liberdade (Justin Chadwick, 2013)
Baseado no livro de mesmo nome, essa cinebiografia do líder africano apresenta a vida dele desde a infância até a chegada à presidência.

Classificação: 14 anos
Duração: 2h20
Amazon Prime Video

Invictus (Clint Eastwood, 2009)
Essa conhecida representação de uma parte da vida de Mandela mostra o líder se unindo a François Pienaar, figura importante do esporte sul-africano, durante o Campeonato Mundial de Rugby, um dos principais eventos esportivos do país, para reforçar a importância da união entre as pessoas e do combate à segregação. O filme traz os atores Morgan Freeman e Matt Damon nos papéis principais. O título  – Invictus – é também o nome do poema que inspirou Mandela durante a prisão, de autoria de William Ernest Henley. A versão original e a tradução em português estão disponíveis aqui.

Classificação: Livre
Duração: 2h13
HBO Max

Série: Face a Face (vários diretores, 2017)
Essa série reúne lideranças que, em certo sentido, são opostas. No episódio que remete ao Mandela, quem faz figura de oposição é Frederik de Klerk, último líder do regime de apartheid na África do Sul.

Classificação: 14 anos
Duração: 53 minutos
Amazon Prime Video


TAGS

educação antirracista, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x