Obama quer que as escolas públicas tenham banheiros para estudantes transgêneros
por Redação 16 de maio de 2016
Escolas que não respeitarem os direitos civis de alunos transgêneros terão problemas com o governo de Barack Obama. Nessa sexta-feira, foi emitida uma nota pelo Departamento de Educação e Justiça, indicando que todas as escolas públicas dos Estados Unidos devem garantir os direitos básicos de estudantes transgêneros, como poder usar o banheiro destinado ao sexo com o qual se sentem identificados.
Segundo a secretaria de Educação para direitos civis, Catherine Lhamon, “a legislação federal norte-americana sobre direitos civis garante que todos os estudantes, incluindo os transgêneros, tenham a possibilidade de participar em igualdade de condições em programas e atividades escolares sem sofrer descriminação sexual, como um direito civil chave”.
Todas essas medidas e posições vão de encontro às crenças de estados como Carolina do Norte que, em março, aprovou uma lei que exige que todos os cidadãos devem usar os banheiros públicos do gênero que nasceram.
Apesar da nota não obrigar que as escolas se adequam, aquelas que não o fizerem podem sofrer algumas consequências, uma vez que dependem de financiamento público.
Leia a matéria original em El País