O que professores gostariam de ensinar aos seus alunos?
Educadores de todo o Brasil falam de temas que gostariam de abordar para tornar suas práticas mais significativas
por Redação na Rua 19 de março de 2015
Por Ana Luiza Basílio
As oportunidades educativas, cada vez mais, se estruturam a partir do encontro de diversas linguagens subsidiadas por uma gama de meios de comunicação, em uma lógica descentralizada de conhecimento. Com isso, é cada vez mais latente a necessidade de se incorporar práticas que reconheçam esse diálogo e, sobretudo, permitam essa mediação para a construção das conexões necessárias entre conteúdos acadêmicos, contexto socioterritorial e interesse dos estudantes – eixos estruturantes na perspectiva do desenvolvimento integral das pessoas.
A ideia de que professores e alunos transitem entre os papeis de aprendizes e educadores surge no sentido de estabelecer processos personalizados e mais significativos para ambos. E foi a partir disso que o Centro de Referências em Educação Integral buscou saber dos docentes quais conhecimentos eles gostariam de construir em conjunto com seus estudantes.
Para garantir diversidade regional das experiências educativas, buscamos contato com professores do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que vem reconhecendo práticas pedagógicas inovadoras e bem-sucedidas no sentido de qualificar a educação básica e de indicações das organizações do Centro de Referências em Educação Integral. Por uma questão editorial, de limite de página, nem todos os depoimentos puderam ser contemplados.
*Fazem parte do Redação na Rua os sites Catraca Livre, Centro de Referências em Educação Integral, Guia de Empregos, Portal Aprendiz, Porvir e VilaMundo.