Plataforma reúne conteúdos e ferramentas para professores da educação infantil - PORVIR
Crédito: zwiebackesser/Fotolia.com

Inovações em Educação

Plataforma reúne conteúdos e ferramentas para professores da educação infantil

Ambiente virtual do programa Paralapracá traz banco de práticas e apresenta referências para inspirar a produção de registros pedagógicos

por Marina Lopes ilustração relógio 9 de abril de 2018

Para apoiar professores que atuam na educação infantil, o programa Paralapracá, realizado pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, lançou uma plataforma de aprendizagem que reúne práticas de diferentes localidades e apresenta referências para inspirar a produção de registros pedagógicos nesta etapa.

Com uma série de conteúdos e ferramentas, o ambiente virtual é voltado para todas as pessoas interessadas em conteúdos sobre a educação infantil. O objetivo é contribuir para melhorar a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às crianças de zero a seis anos de idade.

Leia mais: 

– Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum Curricular
Educação infantil pelo mundo e os fatores de sucesso
Conheça escolas de educação infantil com arquitetura dos sonhos
Confiança entre família e escola é base para a educação infantil

Na plataforma, os usuários terão acesso à campanha “TIC’s TAC’s”, que oferece orientações para a produção de registros pedagógicos mais criativos. Entre as dicas, estão técnicas para aprimorar as fotografias, como registrar atividades em vídeo, apresentações de slide e uso de ferramentas tecnológicas.

Já na área “Assim se faz”, os educadores podem acessar um repositório de práticas culturais e pedagógicas de profissionais da educação infantil de diferentes localidades. São apresentadas sugestões de atividades em diferentes linguagens, como brincar, música, artes visuais, literatura, organização de ambientes, natureza e exploração do mundo.

Plataforma AvanteCrédito: Reprodução

O repositório de práticas traz algumas sugestões como a elaboração de um sarau de músicas e brincadeiras, que incentiva o brincar de dizer poesias, experimentando rimas, variações e entonações. Outra experiência, por exemplo, indica a construção de uma mandala com elementos da natureza.

Para acessar os conteúdos da plataforma, os interessados podem fazer um cadastro gratuito pelo site. Mais informações estão disponíveis em http://ava.paralapraca.org.br/.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, autonomia, brincadeiras, educação infantil, negócios de impacto social, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x