Plataformas digitais da China e da Irlanda são premiadas pela Unesco - PORVIR

Inovações em Educação

Plataformas digitais da China e da Irlanda são premiadas pela Unesco

"Smart Education of China", da China, e o "The National Resource Hub", da Irlanda, vencem Prêmio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa, destinado a boas práticas no uso de tecnologia na educação

por Redação ilustração relógio 13 de setembro de 2023

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) entregou na última semana, durante evento em Paris, na França, o Prêmio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o uso de tecnologia na educação. Foram reconhecidos “Smart Education of China”, da China, e o “The National Resource Hub”, da Irlanda.

Ambas as iniciativas serão agraciadas com US$ 25 mil (R$ 125 mil) por suas contribuições significativas na promoção do aprendizado digital, desenvolvimento de competências digitais e na ampliação da conectividade no âmbito educacional.

A Smart Education of China foi lançada em 2020. Trata-se de um site com diversos recursos educacionais. Oferece 44 mil recursos para educação básica, 19 mil para educação profissional e outros 27 mil para ensino superior. Ao centralizar recursos educacionais e serviços, a plataforma oferece um espaço único para alunos, educadores e famílias, contando com uma das maiores bibliotecas de recursos de ensino e aprendizado do mundo. 

Com 13 milhões de usuários registrados, foi fundamental para o ensino a distância durante a pandemia da Covid-19, servindo como plataforma de desenvolvimento profissional para mais de 10 milhões de professores e oferecendo aulas a estudantes em áreas remotas. Essa experiência coloca a Smart Education como alicerce da transformação digital educacional da China, promovendo uma educação integral e acessível a todos.

Já o The National Resource Hub, criado em 2019 na Irlanda, é uma plataforma colaborativa para o ensino superior. Conta com mais de 780 recursos e atendeu 650 mil usuários de 173 países. O Hub mantém um processo de revisão rigoroso e integra avaliação dos usuários para garantir a relevância e qualidade de seu conteúdo. 

Para valorizar a diversidade e inclusão, o site apresenta conteúdo inclusivo de gênero, atendendo às necessidades especiais de estudantes e disponibilizando recursos para contextos em que a conectividade não é a ideal. Segundo a Unesco, o compromisso do Hub com a abertura está revolucionando o cenário do ensino superior na Irlanda, fortalecendo educadores e alunos.

Os projetos foram selecionados por um júri internacional que analisou 98 indicações de 58 países que integram a Unesco. Os dois projetos foram recomendados por tornar o conteúdo de aprendizado mais acessível. O tema desta edição do prêmio foi “O uso de plataformas públicas para garantir acesso inclusivo ao conteúdo educacional digital”.

Instituído em 2005 com o apoio do Reino do Bahrein, o prêmio celebra anualmente aqueles que se destacam na integração da tecnologia à educação, ampliando oportunidades de aprendizado.  O prêmio está alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seu foco no Objetivo 4, que trata da educação.


TAGS

prêmios, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x