Podcast Porvir/CIEB: Escolha e aquisição de tecnologia para redes e escolas
No episódio 5, especialistas do CIEB explicam os processos para aquisição de tecnologia em um debate fundamental para gestores e empreendedores
por Vinícius de Oliveira 18 de setembro de 2020
O episódio 5 do Podcast Porvir/CIEB, sobre tecnologia na educação, discute como gestores públicos devem escolher e comprar recursos digitais de aprendizagem e promover a articulação entre os vários setores dentro das secretarias educacionais.
Participam da conversa Thalles Gomes e Gabriel Romitelli, responsáveis pelo Projeto de Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que conta com o apoio da Fundação Lemann e Imaginable Futures.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver um modelo inovador de apoio aos gestores para que a tecnologia seja incorporada de forma ágil, eficiente e segura para potencializar a aprendizagem remota e o ensino híbrido.
Edição e mixagem: Rodrigo Paciência (@rodrigopacienciasound)
Abaixo, você encontra links e breve explicação das principais ferramentas desenvolvidas pelo CIEB:
Toolkit de Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais: Baseada nas recomendações dos órgãos de controle e na melhores práticas encontradas em todo o Brasil, a ferramenta disponibiliza informações e modelos específicos para as seguintes etapas: a. Planejamento para aquisição da tecnologia, onde são identificados os objetivos educacionais da tecnologia, alinhados com as metas e estratégias já traçadas pelo órgão; b. Definição do tipo de tecnologia que a rede precisa, a partir da pesquisa de mercado, especificações técnicas e quantidades necessárias; c. Finalização do Estudo Técnico Preliminar, etapa fundamental para qualificar a tomada de decisão sobre o encaminhamento ou não do processo de aquisição da tecnologia educacional, direcionando para a elaboração do Termo de Referência; e d. Definição da melhor alternativa de compra e elaboração do edital de licitação ou instrumento equivalente.
Ferramenta de Identificação de Demanda: ferramenta on-line e gratuita que tem o objetivo de apoiar o gestor público a saber quais as tecnologias educacionais que melhor respondem aos desafios educacionais de sua rede de ensino, como a alfabetização, o letramento ou a evasão.
Plataforma Edutec: ferramenta de busca de tecnologias educacionais com foco os gestores educacionais. Visa aproximar as demandas e as ofertas, utilizando formatos e linguagem que facilitam o entendimento e a comunicação. Já possui mais de 450 tecnologias cadastradas e categorizadas com filtros, para facilitar a busca e comparação.
Taxonomia de Grupos de Tecnologia Educacional: o CIEB categorizou as tecnologias educacionais em 20 grandes grupos, após extensiva pesquisa. O objeto dessa taxonomia é auxiliar o gestor a compreender sua demanda e comunicá-la melhor à área de TI da Secretaria e a potenciais fornecedores da solução.
Taxonomia de requisitos não funcionais: adicionalmente, o CIEB categorizou os principais requisitos não funcionais, aqueles ligados às condições de utilização do recurso (conectividade, dispositivos necessários, serviços associados, etc.).
Alternativas de aquisição de Tecnologias Educacionais durante a pandemia: Conjunto de materiais explicativos desenvolvido pelo CIEB com um passo a passo para as secretarias de Educação conduzirem o processo com segurança e eficácia.”