Podcast Porvir/CIEB: Tecnologia na formação inicial - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

Podcast Porvir/CIEB: Tecnologia na formação inicial

Como cursos de ensino superior precisam mudar para que professores se sintam prontos a usar tecnologia para potencializar a aprendizagem – e por que ainda não mudaram?

Parceria com CIEB

por Redação ilustração relógio 19 de janeiro de 2021

A formação inicial é destaque do episódio 8 do podcast do Porvir em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira) sobre tecnologia na educação.

Nos conteúdos já publicados pelo Porvir sobre o assunto, sempre houve uma certeza: aproximar teoria e prática. Porém, a pandemia adicionou um elemento indispensável neste processo: a tecnologia.

Por isso, participam dessa conversa mediada pelo editor do Porvir, Vinícius de Oliveira, a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, e Ivan Siqueira, conselheiro na Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). Ivan também é professor na ECA, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Saiba por que os cursos de educação precisam ser atualizados – e por que não o foram até hoje. Lúcia fala das novas necessidades surgidas antes mesmo da pandemia para que a tecnologia seja adotada dentro de um modelo de educação que faz sentido ao estudante dos dias de hoje.

Como quem acompanhou as mais recentes discussões dentro do CNE sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também a Base Nacional Comum da Formação Docente, Ivan disse que a educação é sempre considerada “terreno de disputa”, mas não pode estar descolada das demandas contemporâneas.

Os convidados também discutem o modelo de educação a distância dentro dos cursos de formação inicial. Se mesmo aqueles de modalidade presencial não conseguem resultados satisfatórios, o que fazer?

Ao final, Lúcia apresenta um novo material do CIEB que reúne  propostas de componentes curriculares para serem integrados de forma transversal ou em disciplinas específicas em cursos de ensino superior.

“Competências Digitais na Formação Inicial de Professores“ é um documento que contou com a parceria da Cesar School que traz uma proposta de componentes curriculares para serem integrados de forma transversal ou em disciplinas específicas em cursos de ensino superior.

⬇️  O documento já está disponível para download. Para baixar a versão na íntegra, clique aqui e visite o site do CIEB.

 

Quer saber mais sobre tecnologia na educação?
Clique e acesse

CIEB

TAGS

formação continuada, formação inicial, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x