Prêmio Respostas para o Amanhã recebe inscrições para edição de 2020 - PORVIR
Crédito: dddb/iStockPhoto

Inovações em Educação

Prêmio Respostas para o Amanhã recebe inscrições para edição de 2020

Confira datas importantes e detalhes da premiação aberta a estudantes de ensino médio de escolas públicas

por Redação ilustração relógio 26 de maio de 2020

A 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está recebendo inscrições de projetos de estudantes de ensino médio da rede pública voltados para o futuro até o dia 10 de agosto. Em 2020, o tema é “O que você quer fazer pelo seu futuro hoje, @?”.

A proposta é destacar soluções criativas relevantes para uma sociedade mais sustentável e fomentar o aprendizado nas áreas das Ciências da Natureza e da Matemática a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para se inscrever, basta acessar www.respostasparaoamanha.com.br.

Veja resumo do regulamento e datas importantes

O prêmio é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e conta com a parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Reduca, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Como participar

Para participar, basta que o professor informe seus dados pessoais e informações da escola em que trabalha, bem como indique a equipe participante e sua ideia de projeto.

Também é preciso enviar um vídeo com depoimentos dos estudantes da equipe, em uma apresentação da ideia centeal. As inscrições são gratuitas e não há limites de projetos por professor e por escola.

A seleção será feita por um comitê técnico de avaliação entre os dias 11 de agosto e 2 de setembro, quando será divulgado o resultado para os semifinalistas. Os 20 semifinalistas receberão mentorias online, em setembro, para o desenvolvimento do projeto apresentado.

A seleção dos dez finalistas será entre 1º e 14 de outubro, com resultado previsto para o dia 15 do mesmo mês. A mentoria para esses projetos será feita entre 19 de outubro e 6 de novembro. Nesta fase, professores terão apoio para que seus grupos montem um protótipo.

Os melhores protótipos vão passar por júri popular, em votação no site do Respostas para o Amanhã, quando serão escolhidos os três melhores. As equipes finalistas vão apresentar os projetos na 1ª Mostra Respostas para o Amanhã, momento em que a comissão avaliadora anunciará os três projetos nacionais vencedores. O resultado será divulgado em 11 de novembro.

Baixe o edital completo em PDF

Premiação

20 equipes semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até dois professores parceiros;

10 equipes finalistas: participação na I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã em São Paulo;

3 vencedores nacionais: cada estudante da equipe vencedora receberá:
1º lugar: 1 smartphone Samsung
2º lugar: 1 notebook Samsung
3º lugar: 1 tablet Samsung

Histórico

Criado em 2014, o Prêmio Respostas para o Amanhã já recebeu mais de 6,6 mil inscrições e teve mais de 4 mil escolas participantes, envolvendo 14 mil professores e 161 mil estudantes.

Em 2019, o projeto vencedor veio município de Cascavel (CE). Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis descobriram uma forma de substituir filmes plásticos por um composto biodegradável desnevolvido a partir da folha da goiabeira que, quando em contato com a pele, potencializa a cicatrização de uma queimadura de primeiro grau


TAGS

ciências, competências para o século 21, ensino médio, prêmios, tecnologia, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x