Prêmios de educação para você inscrever já sua prática pedagógica - PORVIR

Inovações em Educação

Prêmios de educação para você inscrever já sua prática pedagógica

Confira links, regras e prazos de inscrição de premiações voltadas a educadores

por Redação ilustração relógio 1 de junho de 2023

ilustração atualização Atualização em 16 de outubro

Todo educador com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula precisa se inscrever em prêmios de educação.

Neste final de 2023, há uma série de oportunidades abertas para quem atua em escolas públicas e privadas e faz a diferença na vida de seus estudantes com uma aprendizagem significativa.

Por que inscrever seu projeto em prêmios de educação?

  1. Reconhecimento e visibilidade: participar de um prêmio de educação oferece uma oportunidade para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado. Isso pode levar a uma maior visibilidade dentro da comunidade educacional, bem como em níveis mais amplos, para além de sua escola, o que pode abrir portas para oportunidades futuras.
  2. Compartilhamento de boas práticas pedagógicas: ao participar de um prêmio de educação, um professor que desenvolve práticas inovadoras tem a chance de compartilhar suas experiências e conhecimentos com outros profissionais da área. Isso pode ajudar a inspirar e influenciar colegas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Sempre existe um outro professor em contexto semelhante que pode ser ajudado com o seu projeto.
  3. Aprendizado contínuo: participar de um prêmio de educação envolve a submissão de um projeto ou relatório detalhando as práticas inovadoras utilizadas pelo professor. Esse momento é importante porque exige reflexão cuidadosa e análise crítica do trabalho realizado. Ao se envolver nesse processo, o professor tem a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre as metodologias adotadas e refinar suas práticas, promovendo o aprendizado contínuo.
  4. Recursos e apoio: alguns prêmios de educação oferecem prêmios em dinheiro, bolsas de estudo ou recursos adicionais para os vencedores. Esses recursos podem ser utilizados para melhorar ainda mais as práticas, investir em tecnologia educacional ou apoiar o desenvolvimento profissional contínuo.
  5. Motivação e inspiração: participar de um prêmio de educação é uma fonte de motivação e inspiração para o professor tentar estratégias que vão além da aula tradicional. Ver seu trabalho sendo reconhecido pode fortalecer sua paixão pela carreira e trazer o incentivo necessário a continuar buscando a excelência e a inovação em sua prática.

Lista de prêmios de educação com inscrições abertas

Prêmio Professor Porvir

Não poderíamos deixar de começar a lista com o nosso prêmio, que reconhece práticas pedagógicas criativas e originais, implementadas em escolas de educação básica brasileiras. As inscrições vão até o dia 30 de novembro. A cada semana, um finalista será escolhido e terá sua prática publicada no Diário de Inovações. Quanto mais cedo você se inscrever, maiores serão suas chances de ter seu trabalho divulgado e concorrer à oportunidade de participar do Festival Porvir, que acontecerá em 2024, em São Paulo (SP).

Prazo: 30 de novembro


3º Prêmio João e Maria de Educação

O Instituto João e Maria Backheuser promove esta premiação para reconhecer o comprometimento das escolas públicas apoiadas pela organização em alfabetizar todas as crianças na idade certa. Além de consagrar os esforços das escolas, a iniciativa representa também um momento de valorização da educação pública como agente de transformação social. 

A iniciativa é voltada para escolas públicas com turmas de educação Infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental, localizadas nos municípios parceiros de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro. É preciso ainda que a equipe gestora das instituições de ensino tenha participado do Projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. A primeira colocada de cada categoria ganha uma viagem cultural e formativa para Paraty (RJ).  Todas as escolas finalistas receberão um kit de livros de literatura infantil.

Prazo: 20 de outubro


Conectando Boas Práticas 2023: Resgatando Aprendizagens

O Conectando Boas Práticas é uma iniciativa da Conectando Saberes e Nova Escola para conectar e disseminar projetos de educadores de todo Brasil. O objetivo é reconhecer e valorizar os profissionais que atuam na educação básica, e colaborar para que suas práticas cheguem mais longe e façam a diferença na aprendizagem dos alunos.

A edição 2023 tem como tema: Recomposição de Aprendizagens, com o objetivo de valorizar projetos educacionais de qualidade, que estimulem o resgate de aprendizados, buscando alternativas para superar as defasagens e garantir que todos os estudantes sejam incluídos no processo de aprendizagem. A premiação conta com três categorias: professor(a); coordenador(a) pedagógico e gestor(a) escolar.

Prazo: inscrições prorrogadas até 24 de outubro


Prêmio Toda Matéria – Professor do Ano 2023

O Prêmio “Toda Matéria – Professor do Ano”, concebido pelo portal educacional todamateria.com.br, tem como sua missão ampliar a visibilidade e o reconhecimento de professores que atuam no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto particulares, em todo o território nacional.

Pelas regras, o reconhecimento deve partir da comunidade escolar. Por isso, a indicação ao prêmio parte sempre dos alunos, ex-alunos, colegas e outras pessoas ou entidades que tenham testemunhado a qualidade, o profissionalismo e o poder transformador dos professores indicados em suas práticas pedagógicas.

Prazo: 31 de outubro


Prêmio Educador Transformador

As inscrições para o Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, estão abertas e seguem até o dia 5 de fevereiro. A premiação, que está na segunda edição, tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora.

Na primeira edição (leia aqui a matéria do Porvir), o Prêmio Educador Transformador teve 2.897 projetos inscritos de todas as regiões do país. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais regionais e nacional (em formato online).

Prazo: 5 de fevereiro


ilustração atualização Atualização em 16 de outubro


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x