Programa convoca universitários para criar projetos inovadores para o campus
Red Bull Basement University está com inscrições abertas para ideias em diversas áreas, incluindo empoderamento de estudantes
por Redação 18 de outubro de 2018
Uma das grandes tendências da educação atual é a elaboração de projetos que promovem o aprendizado a partir da resolução de problemas reais e atividades mão na massa. É esse o conceito que move o programa Red Bull Basement University, que convoca estudantes de 18 a 25 anos a quebrar a cabeça para inovar, colaborar e promover mudanças no campus de suas universidades.
As inscrições estão abertas até 21 de outubro e devem contemplar projetos nas seguintes áreas: consumo e produção sustentável, saneamento, segurança, inclusão e acessibilidade, preservação de recursos naturais e empoderamento de estudantes. A melhor proposta brasileira terá acesso a um programa de mentoria e participará de evento na Alemanha.
Leia mais:
– 5 pesquisas destacam a importância da aprendizagem mão na massa
– Conheça o guia Educação Mão na Massa do Porvir
Quem pode participar
Podem participar pessoas físicas, entre 18 e 25 anos, brasileiras, residentes e domiciliadas em território nacional, matriculadas em curso de graduação em universidade brasileira, nas seguintes cidades: São Paulo (SP); São Bernardo do Campo (SP); Campinas (SP); Ribeirão Preto (SP); Goiânia (GO); Brasília (DF; Belo Horizonte (MG; Juiz de Fora (MG; Ouro Preto (MG; Uberlândia (MG); Natal (RN); Fortaleza (CE); Recife (PE); Manaus (AM); Belém (PA); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR); Salvador (BA); Aracaju (SE); Maceió (AL); e Rio de Janeiro (RJ). Todas as informações podem ser obtidas no regulamento.
Como se inscrever
Candidatos devem preencher o formulário de cadastro e enviar um vídeo e até 60 segundos detalhando uma ideia para solucionar um problema no campus de sua universidade. Não há limite de envio de vídeos por participante e o cadastro pode ser realizado individualmente ou em dupla.
Etapas
Após votação online e seleção por um júri, o candidato ou dupla passará por uma fase de desenvolvimento de sua ideia por 30 dias. Em novembro, durante o Encontro Global em Berlim, na Alemanha, poderá acompanhar palestras, workshops e sessões de orientação. O representante brasileiro ainda participará de um pitching (apresentação rápida para convencer jurados) com universitários de 16 países diferentes.