Projeto de Vida: e-book gratuito reúne práticas de professores - PORVIR
Crédito: Sadeugra/iStock

Inovações em Educação

Projeto de Vida: e-book gratuito reúne práticas de professores

Livro apresenta atividades sobre Projeto de Vida realizadas no estado da Bahia que focam no protagonismo dos estudantes e podem ser realizadas em qualquer escola do país

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 15 de agosto de 2022

O que é necessário para ser um professor de Projeto de Vida? Como planejar esse componente curricular e como ampliá-lo no planejamento pedagógico? As perguntas, e suas respectivas respostas, fazem parte do e-book “Projeto de Vida na escola: práticas pedagógicas de professoras(es) da rede estadual da Bahia”, parceria da Fundação Telefônica Vivo e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com download gratuito, a publicação reúne 19 atividades desenvolvidas com estudantes do ensino médio da rede baiana em 2021. As instituições Afeto (Educação Comunicação e Juventudes) e Cipó (Comunicação Interativa) foram responsáveis pela execução do projeto no território.

Firmada em 2020, a parceria tem foco na formação de professores que atuam com o componente Projeto de Vida e Cidadania. Ao todo, ao longo dos dois últimos anos, 790 professores, coordenadores pedagógicos e gestores participaram da iniciativa e, aproximadamente 18 mil estudantes, de mais de 470 escolas, foram impactados.

De acordo com Carla Aragão, coordenadora do Programa Pense Grande na Bahia, a seleção das atividades publicadas no e-book levou em consideração alguns critérios: fácil replicabilidade, protagonismo dos estudantes, passo a passo pedagógico e organização do material. 

“O livro é uma inspiração para professores e professoras de todo o país, para que possam desenvolver suas práticas observando seus pares. Essa troca é muito salutar, ainda mais por ser um tema relativamente novo dentro da educação publica”, avalia. 

Além dos casos, a publicação reúne uma curadoria de conteúdos relacionados a Projeto de Vida, como videoaulas e podcasts. 


Protagonismo e autocuidado

Entre os exemplos apresentados no e-book, vem do Complexo Integrado de Educação de Itabuna a prática “Espelhos e selfies – o que vejo quando me vejo?”, da professora Márcia Maristela Gusmão. Na sala de aula, com as luzes apagadas, a educadora, com uma lanterna acesa em mãos, parava em frente a cada aluno, para que ele visse seu reflexo no espelho. Na sequência, o debate com poesia, música e filosofia estimulou o estudo sobre a cultura das selfies, que ganharam frases de apoio socioemocional em uma instalação artística feita pelos estudantes. 

Relacionadas

Confira 5 planos de aula para Projetos de Vida no ensino médio

ACESSAR

10 planos de aula sobre Projeto de Vida para você usar agora mesmo

ACESSAR

🎧 Ouça agora o podcast Projete-se | Projetos de Vida na escola

ACESSAR

Os educadores Francislayne Ribeiro, Nilza Rodrigues e Luiz Neto, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Santa Brígida, trabalharam, com as turmas de ensino médio e de EJA (Educação de Jovens e Adultos), no “Projeto Memorial da Infância”. Além de uma redação e do estudo da árvore genealógica, os alunos foram convidados a produzir uma fotografia ou desenho que trouxesse memórias da época de criança. 

A proposta “A importância da resiliência na construção do meu Projeto de Vida”, das professoras Lenise Oliveira e Alex Sandra Rios, levou aos estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, a reflexão sobre a capacidade humana de se adaptar às mudanças. Durante a dinâmica, além de poesia e referências musicais, os estudantes receberam uma folha de papel e uma esponja. Enquanto a professora falava sobre conflitos familiares, desilusões e relacionamentos, os alunos amassavam os materiais e observavam o que acontecia com cada um deles, abrindo espaço para a reflexão sobre o conceito de resiliência. 


Acesse, também, o canal do Porvir no YouTube para conferir nossos vídeos relacionados!


TAGS

ensino médio, projeto de vida

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x