5 projetos sobre cultura nordestina para inspirar sua prática pedagógica  - PORVIR
Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda

Inovações em Educação

5 projetos sobre cultura nordestina para inspirar sua prática pedagógica 

Na Semana da Cultura Nordestina, o Porvir separou cinco projetos de professores que valorizam as tradições e os costumes da região em diferentes áreas

por Redação ilustração relógio 2 de agosto de 2023

Nesta quarta-feira (2/8) começa a Semana da Cultura Nordestina e há muito o que explorar na sala de aula com base nesta rica cultura repleta  de costumes e tradições importantes. A data foi escolhida em homenagem ao cantor e compositor pernambucano  Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, falecido neste dia em 1989. 

A cultura da Região Nordeste está impregnada de outras culturas, como as indígenas e africanas e até mesmo a europeia. A culinária, a música e a literatura popular dos nove estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, João Pessoa, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) têm grande influência no Brasil e podem ser apresentadas na escola de maneira a ampliar sua valorização. 

O Porvir separou cinco práticas que envolvem a cultura nordestina para você se inspirar e incluí-las em seu planejamento. 

Do oxente para o uai: um intercâmbio de saberes entre estudantes de Minas e Pernambuco

Neste relato do Diário de Inovações, finalista do Prêmio Professor Porvir, a professora Emanuella Fernanda Beserra da Silva mostra como trabalhou história, arte e língua portuguesa promovendo a troca de saberes entre uma escola de Pernambuco e outra de Minas Gerais. 

Saiba como aconteceu esse intercâmbio de conhecimento

Lixo eletrônico se transforma em exposição artística e homenagem a Ariano Suassuna

Ariano Suassuna (1927-2014), mestre da literatura que misturou arte erudita e cultura popular, foi inspiração para a professora Djanice Leonardo, de Recife (PE). Em uma homenagem ao escritor, a professora realizou junto com sua turma uma exposição usando lixo eletrônico e resíduos tecnológicos. Uma proposta que trabalhou a cultura nordestina e ainda aspectos sobre sustentabilidade.

Conheça o projeto

Causos e cordéis emocionam professor e alunos no sertão da Bahia

Não é possível falar de cultura nordestina sem citar os cordéis, folhetos coloridos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome da manifestação literária do interior do nordeste Como forma de estimular a leitura e trabalhar gêneros textuais, o professor José Souza dos Santos, de Paripiranga (BA), fez um resgate das tradições orais. Assim nasceu o projeto “Cordelize a Vida e Valorize sua Cultura”. 

Conheça mais sobre esse projeto

Cenário da seca e luta do nordestino motivam projeto de leitura

Instigada por um questionamento de uma aluna sobre por que os nordestinos sofrerem tanto preconceito, a professora Francisca Márcia dos Santos, da cidade de Cruz, no Ceará, resolveu buscar na literatura ferramentas para trabalhar essa questão com a turma. Em um passeio pela sala de leitura, ela mostrou o livro “O Quinze”, da Rachel de Queiroz e suscitou na turma o debate  sobre antepassados, seca, tradições e histórias de vida. 

Leia o relato

Vida Severina ganha destaque em projeto de leitura e escrita

Mais um projeto vindo do interior da Bahia mostra a força e o protagonismo dos estudantes ao lerem, interpretarem e encenarem o poema “Morte e Vida Severina”, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Além de desenvolverem o hábito da leitura, os estudantes do 9º ano de Paripiranga trabalharam questões como identificação e aspectos culturais. 

Leia mais sobre o projeto


TAGS

ensino fundamental

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x