Publicação propõe viagem por 8 projetos inspiradores de aprendizagem criativa
Além de reunir iniciativas selecionadas pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil de 2018, revista traz glossário com termos da área e indicações de leitura
por Redação 31 de maio de 2019
Enquanto você acompanha aqui neste blog a jornada de um grupo de 11 educadores que estão desenvolvendo práticas para tornar a aprendizagem de crianças e jovens brasileiros mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a Fundação Lemann e o MIT Media Lab lançaram uma publicação que compartilha as experiências de oito iniciativas selecionadas em 2018 pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (DAC Brasil).
A partir do contexto local de cada grupo e do interesse dos alunos, os projetos foram desenvolvidos com base nos 4 Ps da aprendizagem criativa: paixão, pares, pensar brincando (play) e projeto. Com diferentes práticas, eles trazem exemplos reais de como os alunos podem ser protagonistas, dividir responsabilidades com colegas, mudar de ideia, tentar, errar e descobrir caminhos para responder suas questões e colocar a mão na massa.
Entre as experiências, são relatadas iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do país, com temáticas e públicos variados, em ambientes diversos, dentro e fora de escolas. “A aprendizagem criativa não exige tecnologias especiais. A revista é uma prova de conceito que mostra que ela é possível em um grande diversidade de realidades, dentro e fora da escola em todo o Brasil”, garante Leo Burd, pesquisador do MIT e diretor da Rede de Aprendizagem Criativa.
Sem a pretensão de apresentar receitas prontas, ele afirma que a publicação também é um convite para que educadores de todo país compartilhem suas práticas com colegas e participem da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. “Você não precisa ser um super-herói para desenvolver aprendizagem criativa”, destaca Burd, ao mencionar que o caminho parte de se arriscar a ser criativo e experimentar junto com os alunos.
Além de compartilhar as iniciativas desenvolvidas por 12 educadores selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil no ano passado, a publicação também traz um glossário com termos da área, compartilha resultados do desafio e apresenta indicações de leitura.
Baixe a publicação para conhecer as experiências e se inspirar com projetos de aprendizagem criativa desenvolvidos em diferentes regiões do país.
* A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é apoiadora do Porvir