Quase metade dos analfabetos do país já foi à escola
por Redação 21 de maio de 2018
Quase metade das pessoas que não sabem ler ou escrever no país já esteve em uma sala de aula em algum momento da vida, mesmo que por poucos dias, mostra cruzamento de dados realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pedido do Valor. Dos 11,5 milhões de analfabetos existentes no país no ano passado, 5,3 milhões (46% do total) declaram ter frequentado a escola anteriormente.
De acordo com o IBGE, houve queda de 0.2 ponto percentual, para 7%, na taxa de analfabetismo entre 2016 e 2017.
Conforme divulgou o IBGE na sexta-feira, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais recuou para 7% no ano passado, de 7,2% no ano anterior. Essa ligeira diminuição representa 672 mil pessoas a menos no país que não sabem ler ou escrever.
“O governo fechou a torneira do analfabetismo focando na universalização do ensino dos mais jovens. A alfabetização de adultos, porém, pouco avança. O que temos hoje, na prática, é que as pessoas analfabetas com mais idade, na medida em que vão morrendo, acabam por reduzir a taxa de analfabetismo”, disse Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação.
Leia a matéria original em Valor