Quero na escola e WWF-Brasil lançam olimpíada sobre sustentabilidade e restauração de ecossistemas
A primeira "Restaura Natureza" será coordenada pela organização Quero na Escola. A ideia é levar temas como crise climática, escassez hídrica, comunidades tradicionais e povos indígenas a escolas de todo o Brasil
por Redação 27 de janeiro de 2022
A preservação do meio ambiente é um dos grandes temas urgentes deste século. Garantir que o assunto esteja presente nas salas de aula é uma tarefa que requer preparação, formação e diferentes tipos de engajamento. E, por que não uma competição?
Para incentivar uma discussão mais ampla sobre o tema, as organizações WWF-Brasil, que atua para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza, e a Quero na Escola, associação dedicada a iniciativas educacionais, lançam a primeira edição da Restaura Natura – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, que faz parte da década das Nações Unidas.
As inscrições para participar iniciaram no dia 26 de janeiro e podem ser feitas pelo site: restauranatureza.org.br.
Com o objetivo de alcançar estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, a competição vai abordar temas atuais que estão conectados com o currículo escolar como a restauração de ecossistemas terrestres e marinhos, regeneração natural, combate à degradação da natureza e crise climática.
Dividida em duas etapas, a primeira – que vai até 11 de março – acontece em modalidade online e é composta por desafios que fazem o estudante testar o que sabe sobre o tema, assim como buscar por novos aprendizados. Nessa fase, os participantes acumulam pontos para a fase final.
Já na segunda etapa, que começa a partir de 21 de fevereiro, os alunos e alunas terão dois meses para desenvolver uma atividade prática em grupo e com a ajuda de um professor responsável. Essa ação pode ser variada e envolver uso de tecnologia, plantio, campanhas de engajamento ou demais atividades que estejam alinhadas com o tema.
Os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular, que valerão prêmios
“A Restaura Natureza reconhece a complexidade de cada território e ambiente do Brasil. Aprendemos coletivamente com vários parceiras e parceiros que precisamos agir acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais. Em cada lugar, em cada cidadã e cidadão, uma ideia pode nascer diferente. Por isso o projeto começa agora, mas espera ampliar parcerias e identificar complementariedades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade”, explica Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil.
Saiba mais em
restauranatureza.org.br