Reinventado a universidade - PORVIR

Saiu na Mídia

Reinventado a universidade

por Redação ilustração relógio 18 de outubro de 2012

A edição da revista Time deste mês traz uma capa  sobre educação com o seguinte título: Reinventando a universidade, uma reportagem especial sobre ensino superior (em livre tradução). A matéria principal, disponível gratuitamente no site, busca analisar se é realmente possível que cursos on-line ofereçam uma educação universitária de qualidade para uma grande quantidade de pessoas. O baixo custo de estudar pela internet também pode ser levando em conta, já que, segundo dados do Federal Reserve, os americanos devem US$ 914 bilhões em empréstimos estudantis.

Para exemplificar o alcance das aulas virtuais, a reportagem traz como exemplo um evento ocorrido no Paquistão, no dia 17 de setembro. Com o objetivo de bloquear o trailer de um filme anti-muçulmano, o governo paquistanês fechou o acesso ao YouTube. Entretanto, 215 pessoas que moram no país ficaram sem poder participar de um curso de física on-line criado pela Udacity, empresa instalada no Vale do Silício, Califórnia.

Além da facilidade e do baixo custo, aprender virtualmente oferece a possibilidade de personalização. Pesquisas realizadas e apresentadas na revista Ciência 2011 mostraram que algumas estragégias desenvolvidas com base na cognição humana, juntamente com um feedback constante do desempenho, aumentam significativamente a capacidade de aprendizado das pessoas.

O presidente Barack Obama e Mitt Romney, ambos candidatos à presidência dos Estados Unidos, também escreveram dois artigos sobre educação superior.

Outros destaques

Espalhadas na capa como um mural de frases estão as seguintes questões: Apenas um professor para 160 mil estudantes, Uma enquete registrou que mais de 80% das pessoas acreditam que as universidades não valem o preço que cobram e Por que o quadro negro ainda é tão importante?

da Time


TAGS

personalização, pesquisas, plataformas adaptativas, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x