Sem escola há 18 anos, crianças tem aula embaixo de árvore

Saiu na Mídia

Sem escola há 18 anos, crianças indígenas tem aula embaixo de árvore em AL

por Redação ilustração relógio 26 de julho de 2022

Em Traipu, no interior de Alagoas, crianças do povoado indígena Aconã estudam embaixo da sombra de uma árvore, enfrentando sol e chuva. São um total de 12 crianças, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Alunos a partir do 6º ano estudam em uma comunidade que fica a 10 km da aldeia.

A falta de escola é um problema antigo no povoado: já são 18 anos sem uma estrutura adequada. Alguns pais deixaram de estudar por conta das condições precárias e temem que o mesmo ocorra com seus filhos. O governo do estado, responsável pela educação indígena, prometeu que a escola ficará pronta até o final do ano. No entanto, essa promessa já havia sido feita anteriormente, sem resultados.

A situação se agravou com as chuvas do início do mês. A aldeia está ilhada. Diogo Tononé, auxiliar de sala, relata: “É uma correria só! Neste ano já mudamos três vezes de árvore, e toda a área em que dávamos aula ficou alagada”.

Além da situação precária para os alunos, materiais escolares e equipamentos fornecidos pelo governo, como computadores, acabam não podendo ser usados por falta de infraestrutura.


Leia a matéria original em Uol.com.br

TAGS

ensino fundamental

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x