Teatro transforma vidas de crianças atingidas pela guerra no Líbano e na Palestina - PORVIR
Seenaryo/Divulgação

Inovações em Educação

Teatro transforma vidas de crianças atingidas pela guerra no Líbano e na Palestina

Crianças no Líbano e na Palestina estão sem acesso à educação. Em meio à guerra, a ONG Seenaryo promove fortalecimento emocional ao levar atividades de teatro e brincadeiras para as comunidades mais afetadas

por Jamie Lee, do site Hundred ilustração relógio 11 de novembro de 2024

Bombas caem em Beirute, capital e maior cidade do Líbano, durante um ataque aéreo israelense. Todos estão aterrorizados e ninguém consegue dormir. Mas, no dia seguinte, Victoria Lupton, cofundadora e presidente da ONG Seenaryo, e seus colegas começam a trabalhar imediatamente, planejando apoio às comunidades e às crianças afetadas pelos ataques.

“Em todo o Líbano e na Palestina, na Cisjordânia e em Gaza, outra geração de crianças está perdendo o direito à educação. Como sempre acontece em guerras, as pessoas mais vulneráveis, as crianças, são as mais afetadas”, diz Victoria.

💬 Tire suas dúvidas nas comunidades do Porvir no WhatsApp

A Seenaryo é uma organização do Reino Unido que atua no Líbano, Jordânia e Palestina, utilizando o teatro e as brincadeiras para apoiar o aprendizado, a cura e o desenvolvimento de liderança nas pessoas. Desde 2015, a ONG atua com crianças, jovens e mulheres de comunidades vulneráveis, a fim de promover autonomia individual e fortalecimento emocional.

Seenaryo/Divulgação Programa da ONG Seenaryo em Beirute, Líbano

O Líbano, país já marcado por fragilidade econômica e política, enfrenta agora uma crise aguda devido ao aumento dos ataques de Israel. As crianças são particularmente afetadas – 77% das escolas públicas no Líbano foram destruídas ou estão sendo usadas como abrigos, o que impediu 605 mil crianças de receberem educação.

A ONG Seenaryo tem agido rapidamente para responder a essa necessidade. Por meio da Emergency Campaign for Lebanon (Campanha de Emergência para o Líbano), é oferecido suporte imediato, cobrindo necessidades básicas como alimentos e abrigo, apoio psicossocial por meio do teatro para jovens e mulheres, levando aprendizado lúdico para crianças em abrigos e, também, capacitando cuidadores com recursos educacionais pelo WhatsApp.

Confira a Campanha de Emergência para o Líbano da ONG Seenaryo (em inglês)

A importância do teatro e da brincadeira em meio a uma crise

Crianças que vivem em meio à guerra sofrem de altos níveis de estresse tóxico, o que impacta sua capacidade de se desenvolver e de adquirir a resiliência necessária para o futuro. No entanto, brincadeiras e teatro são maneiras poderosas de permitir que as crianças processem o que estão vivendo, desenvolvam habilidades de vida, encontrem alegria na aprendizagem e mantenham a resiliência.

“Se a educação e a saúde mental não forem priorizadas, você acaba com uma geração de libaneses, sírios e palestinos sem a resiliência, habilidades de vida ou saúde mental para ter sucesso no futuro. Então, para o futuro do país, da região e do mundo, precisamos investir na educação e na saúde mental das pessoas”, comenta Victoria.

Seenaryo/Divulgação Programa de teatro da ONG Seenaryo no Vale do Bekaa, Líbano

A Seenaryo usa uma abordagem participativa e cocriada no teatro, na qual os participantes criam juntos a própria peça. Essa abordagem oferece aos participantes um senso de controle e autonomia sobre suas vidas. “É muito importante não subestimar a dignidade que isso traz para as pessoas e o tipo de alívio que um senso de autonomia proporciona”, afirma.

Após a explosão em Beirute em agosto de 2020, por exemplo, Nasser, um menino de 9 anos que morava em Beirute, ficou obcecado pelas notícias, vivendo com o medo constante de morrer. Ao participar do programa de teatro da Seenaryo, ele encontrou uma maneira de imaginar uma realidade diferente. Sua mãe contou que, após começar no programa de teatro, em vez de pensar nas notícias e na situação difícil, ele pôde sonhar com dinossauros e aventuras com animais.

Atividades da ONG Seenaryo na Palestina

A ONG Seenaryo começou a construir parcerias com organizações na Palestina em 2022 e conseguiu realizar seus primeiros treinamentos na cidade de Ramallah, no centro da Cisjordânia, sede da Autoridade Nacional Palestina, em agosto de 2024.

Em parceria com a Fundação Qattan, foram treinados 52 professores na Cisjordânia para usar os recursos do projeto Seenaryo Playkit (kit de jogos) – que conta com aplicativo e treinamento presencial para oferecer aos professores jogos, músicas, histórias e outras atividades para crianças de 3 a 8 anos incorporarem brincadeiras na sala de aula. 

A imagem mostra um grupo de crianças ao ar livre, com uma criança em destaque no centro, olhando diretamente para a câmera. Ele veste uma camiseta vermelha e tem expressão calma e atenta. Outras crianças estão ao fundo, um pouco desfocadas, algumas vestindo camisetas de cores variadas.
Seenaryo/Divulgação Crianças estudam teatro com apoio da ONG Seenaryo

O impacto tem sido profundo. “Recebemos um vídeo de uma professora da cidade de Hebron, com cerca de 150 crianças no pátio da escola. E todas as crianças estão cantando juntas uma das músicas do Playkit. Estão se divertindo muito e aproveitando a experiência.”

A professora também compartilhou que o Playkit transformou completamente sua capacidade de gerenciar o comportamento do grupo e de garantir que todos na sala de aula fossem incluídos e aproveitassem o aprendizado.

Mensagem para a comunidade internacional de educação

Em meio à crise em andamento, Victoria Lupton deixa uma mensagem clara e urgente para a comunidade internacional de educação: 

“Em todo o Líbano e na Palestina, na Cisjordânia e em Gaza, outra geração de crianças está perdendo o direito à educação. Como sempre acontece em guerras, as pessoas mais vulneráveis, as crianças, são as mais afetadas. As implicações de uma geração que perde a educação serão sentidas por décadas. Precisamos pressionar por um cessar-fogo imediato e permanente em Gaza e em toda a região, porque o derramamento de sangue não trará paz. Ele só torna todos menos seguros e, mais importante, nega a uma geração inteira de crianças um futuro.”


* Conteúdo publicado originalmente no site HundrED e traduzido mediante autorização.


TAGS

cultura, escolas internacionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x