Unesp Aberta oferece cursos gratuitos online - PORVIR
crédito Firat / Fotolia.com

Inovações em Educação

Unesp Aberta oferece cursos gratuitos online

Universidade disponibiliza site com disciplinas de humanas e exatas, com videoaulas, mapas, imagens, animações e softwares educacionais

por Patrícia Gomes ilustração relógio 15 de junho de 2012

De olho no movimento internacional que tem feito algumas das melhores universidades do mundo lançar plataformas com cursos gratuitos, a Unesp disponibilizou ontem seu site com materiais voltados principalmente para professores em formação. O Unesp Aberta reúne cursos nas áreas de humanas e exatas, que contam com mais de 300 videoaulas, 138 livros digitais, mais de 300 textos como sugestão de leitura, além de 17 mil itens educacionais, entre mapas, imagens, animações e softwares.

De acordo com Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação à Distância da Unesp, órgão responsável pela iniciativa, a intenção é que a plataforma não se restrinja a alunos da universidade, mas que ela chegue a qualquer interessado no país e no mundo. “O Unesp Aberta deu o primeiro passo no sentido de ajudar o Brasil nessa onda de aulas online disponibilizando gratuitamente o conhecimento produzido na universidade em uma plataforma simples e eficiente, assim como fazem hoje MIT e Harvard”, afirma.

Por enquanto, os cursos disponíveis se concentram na área de humanas, especialmente com conteúdos voltados à formação de professores, como as disciplinas de cartografia e ensino de geografia, didática geral e educação especial e inclusiva. Há uma disciplina de exatas, chamada ferramenta de diagnostico de máquinas, e ainda espaço vazio para inclusão de cursos da área biológica.

Segundo Schlünzen Junior, para os alunos de graduação e pós da Unesp, o material online poderá ser uma complementação opcional ou obrigatória das disciplinas regulares, a depender da escolha do professor.

Para se inscrever, basta fazer um cadastro simples pelo site, informando nome e e-mail. Depois de receber uma mensagem de confirmação, o interessado pode participar de qualquer curso disponível. Como eles não oferecem tutoria – um acompanhamento por parte do professor do desenvolvimento do aluno – as inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Os estudantes, no entanto, têm a opção de mandar um e-mail para o professor que propôs a disciplina para tirar eventuais dúvidas. Enquanto o aluno está online, ele consegue ver quais outras pessoas estão acessando a plataforma naquele momento e é possível trocar mensagens com elas.

Já está prevista a inclusão de cursos com versão em inglês e espanhol, além de recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição

Cada curso é estruturado de uma forma. Eles podem contar com videoaulas – que levam entre 2 e 30 minutos e foram produzidas especificamente para a plataforma –, sugestão de leituras, imagens e até softwares. Um desses softwares, diz Schlünzen Junior, é chamado Fazenda Rived. “A ferramenta tem o objetivo de ensinar a noção de números a crianças e pode também ser usada para professores do ensino fundamental”, exemplifica.

Quando o aluno se sente apto, ele pode fazer exercícios de múltipla escolha sobre o conteúdo abordado e receber o resultado na hora. Ainda de acordo com o coordenador da iniciativa, esse feedback instantâneo é fundamental para o formato do curso. “Nos preocupamos em dar uma resposta automática pois, como são cursos livres e não oferecemos tutoria, é importante que, após terminar a atividade, o aluno possa ver o que errou e qual o caminho correto [para chegar à solução]”, afirma. Também por ser um curso livre, ele não oferece nenhum tipo de certificado.

A intenção é que o Unesp Aberta vá sendo incrementado aos poucos. Já está prevista a inclusão de cursos com versão em inglês e espanhol, além de recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição. Os materiais que forem produzidos pelos cursos dados à distância pela universidade também serão inseridos na plataforma.


TAGS

educação online, ensino superior, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

29 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
29
0
É a sua vez de comentar!x