7 cursos para ampliar seu potencial na prática docente
Desde materiais para gestão a literatura de autoria negra, o Porvir separou algumas formações úteis para docentes ampliarem seus conhecimentos em diversas áreas
por Redação 3 de abril de 2023
A vida de um docente é quase sempre cercada da vontade – e às vezes necessidade – de se aperfeiçoar. Participar de formações e atividades de aprimoramento requer tempo, dedicação, e também a escolha correta que se encaixe na rotina tão concorrida de quem vive na docência.
O Porvir mais uma vez separou algumas dicas de cursos e formações que podem servir de apoio para quem está procurando melhorar o currículo, atualizar práticas em sala de aula ou simplesmente melhorar os próprios conhecimentos. Confira abaixo:
1. Liderança e Gestão Participativa na Escola
Este curso gratuito oferecido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) aborda diferentes aspectos do trabalho na gestão escolar, como reconhecimento de características de equipes de alto desempenho, componentes do processo decisório, gestão de conflitos e outros. Na modalidade online, a formação tem 8 horas de carga horária.
2. Literatura infantil de autoria negra e o livro “As bonecas negras de Lara”
A professora Aparecida de Jesus Ferreira, docente aposentada da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) desenvolve este curso que trata sobre a literatura infantil que é produzida por autores negros e explora as principais características dessas produções, detendo-se no livro “As bonecas negras de Lara”, escrito por ela.
Este é apenas um dos cursos promovidos pela autora, que versa – em sua grande maioria – sobre letramento racial crítico, formação de professores e questões de identidade de raça, classe e gênero.
3. A Costura de Pensamentos e Práticas para uma Educação Antirracista
O Centro de Formação da Vila promove de abril a setembro esse curso sobre educação antirracista com uma proposta que une a formação teórica e prática, com palestras, aulas síncronas e atividades assíncronas. O destaque fica para a experiência imersiva, que será realizada em Salvador (BA), incluindo a vivência em oficinas, rodas de conversa, visitas a diferentes escolas e organizações de referência em educação antirracista na capital baiana. As atividades de reconhecimento de espaços, com visitas guiadas, vão contar a história das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para a construção do país.
Destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e demais organizações educativas, o curso possui carga horária total de 71 horas, realizada entre os dias 4 de abril a 9 de setembro. Saiba mais aqui.
4. A Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio
Promovido pelo Itaú Educação e Trabalho, esta formação passeia pela trajetória do Ensino Médio, trabalhando com conceitos como juventudes e os impactos das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e Tecnológica nos currículos. Online e gratuito, o curso tem 6h de carga horária e posso ser acessado pela plataforma Polo.
Saiba mais clicando aqui
Leia também
“Formação de professor boa é contínua e prática”
Formação do professor: dar aula é aprender durante toda a vida, diz Rachel Lotan
Desenvolvimento de professores pode ser apoiado com formações online
5. Educação e Tecnologia: Tendências na prática
Esta é uma formação para quem quer conhecer os principais tópicos que envolvem o campo da tecnologia educacional. Trata-se de uma jornada desenvolvida pela Cesar School e tem caráter híbrido, com atividades presenciais e online.
Dividida em cinco módulos, a jornada traz temas como o metaverso, realidades imersivas, inteligência artificial, chatbots educacionais, pensamento computacional na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e mais.
Para conhecer os detalhes desta formação acesse aqui.
6. Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva
O Instituto Rodrigo Mendes lança em sua plataforma de formação o curso voltado para professores, gestores escolares, técnicos e gestores das secretarias de educação, e interessados em geral, que se aprofunda em como desenvolver um bom planejamento pedagógico tendo em vista a educação inclusiva.
Durante as aulas, os participantes serão incentivados a identificar as principais etapas de um planejamento pedagógico inclusivo, quem são os principais atores envolvidos nesse planejamento e também propor formas de articulação e trabalho coletivo entre os envolvidos.
O curso está disponível com direito a atestado de participação aqui.
7. Empreendedorismo para professores da educação básica
Além de trabalhar os conceitos de empreendedorismo, essa formação do Sebrae explora temáticas como inovação, de que maneira algumas características empreendedoras podem ser desenvolvidas intencionalmente e como alguns temas transversais e competências previstas na BNCC podem se relacionar com este âmbito.
O curso é gratuito e com direito a certificado digital. Para saber mais acesse aqui.